Qual foi o motivo da condenação de Sócrates e como foi a sua morte?
Índice
- Qual foi o motivo da condenação de Sócrates e como foi a sua morte?
- Quem era Sócrates e o que ele defendia?
- Qual é a teoria de Sócrates?
- Qual foi o verdadeiro motivo da condenação de Sócrates?
- Como era a forma de vida que Sócrates?
- Quais são as principais ideias de Sócrates?
- Qual foi a importância do filósofo Socrates?
- Qual é a morte de Socrates?
- Quem foi o culpado de Sócrates?
- Qual a história da execução de Sócrates?
- Quem pintou a morte de Sócrates?
![Qual foi o motivo da condenação de Sócrates e como foi a sua morte?](https://i.ytimg.com/vi/nwc8B60acL0/hqdefault.jpg?sqp=-oaymwEcCOADEI4CSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLBifE1LhdgvVFu2IA-yYF57Vd6tpQ)
Qual foi o motivo da condenação de Sócrates e como foi a sua morte?
Ouça em voz altaPausarNesta história, Sócrates foi acusado de corromper a juventude de Atenas e introduzir falsos deuses, e portanto foi condenado a morrer tomando cicuta. Sócrates usa sua morte como uma lição final para seus pupilos, ao invés de fugir quando a oportunidade surgiu, e encara a morte calmamente.
Quem era Sócrates e o que ele defendia?
Ouça em voz altaPausarSócrates nasceu em Atenas por volta do ano 470 a.C. e, de acordo com o romano Cícero, "fez com que a filosofia descesse dos céus para a terra" Foi o primeiro dos três grandes filósofos gregos que estabeleceram as bases do pensamento ocidental (os outros dois foram Platão e Aristóteles).
Qual é a teoria de Sócrates?
Ouça em voz altaPausarSócrates dizia que sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância. Segundo ele, a verdade, escondida em cada um de nós, só é visível aos olhos da razão (daí a célebre frase "Só sei que nada sei"!). Ele acreditava que os erros são consequência da ignorância humana. Nunca proclamou ser sábio.
Qual foi o verdadeiro motivo da condenação de Sócrates?
Ouça em voz altaPausarAcusado por corrupção dos jovens e traição aos deuses; Júri para decidir quanto à condenação ou não de Sócrates; Recusa do réu por uma defesa convencional; Sócrates foi condenado à morte e aceitou a sua sentença.
Como era a forma de vida que Sócrates?
Ouça em voz altaPausarSócrates adotava uma aparência simples. Andava descalço tanto no inverno como no verão. Começou o estudo de filosofia ainda jovem. O acontecimento decisivo de sua vida deu-se quando o oráculo de Delfos revelou a um seu amigo que nenhum homem era mais sábio do que ele.
Quais são as principais ideias de Sócrates?
Ouça em voz altaPausarDe qualquer forma suas principais ideias envolviam crer: Na imortalidade da alma. Na impossibilidade de se aprender as virtudes com os sofistas. Na busca pela virtude como mais importante que a busca por dinheiro.
Qual foi a importância do filósofo Socrates?
Ouça em voz altaPausarSócrates foi um dos maiores nomes da filosofia. Afinal, ele possuía uma vasta visão humana e gravou seu nome na história junto com Platão e Aristóteles. O filósofo também possui uma gigantesca importância no campo da ética e moral, conhecimento humano, entre outras áreas do conhecimento.
Qual é a morte de Socrates?
Metropolitan Museum of Art, Nova Iorque. A Morte de Sócrates (em francês: La Mort de Socrate) é uma pintura óleo sobre tela pelo francês Jacques-Louis David, executada em 1787.
Quem foi o culpado de Sócrates?
A acusação de Sócrates foi feita pelo poeta Meleto, pelo rico e influente político Anito e por Lícon . Um júri de 501 membros declarou Sócrates culpado por pequena maioria, mas não o condenou à morte. Quem escolheu a pena foi o próprio filósofo em frente às opções de ser exilado ou ter sua língua cortada.
Qual a história da execução de Sócrates?
A Morte de Sócrates (em francês: La Mort de Socrate) é uma pintura óleo sobre tela pelo francês Jacques-Louis David, executada em 1787. A pintura foca-se em um assunto clássico, tal qual muitos de seus trabalhos da mesma década, neste caso, a história da execução de Sócrates conforme contada por Platão no Fédon .
Quem pintou a morte de Sócrates?
Jacques-Louis David pintou, em 1787, a impressionante Morte de Sócrates, retratando o término de um empolgado discurso e a entrega da taça de cicuta ao filósofo, condenado à morte pela ingestão do fatal veneno.