Como era realizada a Páscoa no Antigo Testamento?

Índice

Como era realizada a Páscoa no Antigo Testamento?

Como era realizada a Páscoa no Antigo Testamento?

No caso da Páscoa, o povo bíblico tomou uma cerimônia pagã, que girava em torno de uma magia, e a transformou em um sinal da presença salvadora de Javé. ... O outro ritual da Páscoa, relatado em Êxodo 12.1-14, provavelmente, representa a segunda forma litúrgica mais primitiva, entre todas incluídas no Antigo Testamento.

Quando foi comemorado pela primeira vez a Páscoa?

A Páscoa judaica é comemorada anualmente no dia 14 de nissan (ou nisã), pelo fato de que a primeira Páscoa comemorada pelos judeus, enquanto eram escravos no Egito, aconteceu nos dias 14 e 15 de nissan, há cerca de 3500 anos.

Onde está na Bíblia a primeira Páscoa?

A origem da celebração da Páscoa está na história judaica relatada na Bíblia, no livro chamado “Êxodo”.

Quem instituiu a primeira Páscoa?

A data da Páscoa foi instituída pela Igreja durante o Concílio de Niceia, em 325 d.C.. A Igreja determinou que a primeira lua cheia após o equinócio de primavera seria a data para iniciar-se a comemoração da Páscoa. O equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte.

O que significa a Páscoa para você e sua família?

É a celebração da ressurreição de Jesus. Uma das maiores confraternizações no nosso lar. É sempre uma data muito marcante porque lembramos da família, dos amigos e, acima de tudo, de praticar o bem. Neste Domingo Sagrado vamos juntar toda a família.

O que é a Páscoa no Novo Testamento?

O que é Páscoa: A Páscoa era celebrada pelos judeus para comemorar a liberdade conquistada pelo seu povo. Já no Novo Testamento, a Páscoa é a celebração da passagem da morte para a vida, através da ressurreição de Jesus Cristo. ... Em seguida, na "Sexta Feira Santa" é celebrada a crucificação de Jesus.

Quem estabeleceu nosso calendário de Páscoa moderno?

A determinação da Páscoa como comemoração em data móvel foi estipulada pela própria Igreja durante o Concílio de Niceia, organizado em 325 d.C. Ali se estabeleceu que a Páscoa aconteceria no primeiro domingo após a lua cheia do equinócio da primavera (baseado no hemisfério norte).

Como surgiu a Páscoa no Brasil?

A Páscoa e seus símbolos representativos O ovo passou a fazer parte da comemoração da Páscoa no século XII. No Brasil, as crianças montam seus próprios ninhos com o intuito de que o coelho venha e deposite ali seus ovinhos. A lenda, entretanto, vem da Alemanha, e chegou ao Brasil no início do século passado.

Quais os elementos para a celebração da primeira Páscoa?

É uma memória objetiva realizada com o rito da ceia pascal. Ela assume todos os elementos da primeira Páscoa: a comida de ervas amargas, o pão ázimo (não-fermentado), a imolação do cordeiro sem mancha.

Que fim tinha no início a instituição da Páscoa?

Na narrativa bíblica (“Exôdo”, capítulo 12), a Páscoa foi instituída como uma ordem de Javé antes da passagem do anjo da morte pelo Egito. Essa foi a décima praga egípsia, e, após a passagem do anjo da morte e da morte dos primogênitos naquele lugar, os hebreus foram libertos da escravidão.

Qual a origem da Páscoa?

Falar de origem da Páscoa é entrar no campo das suposições, pois não há dados suficientes que ajudam a esclarecer sobre essa celebração no período pré-mosaico. Todavia, os textos do Antigo Testamento fornecem indicações que a Páscoa, em suas origens, foi um ritual ou cerimônia que incluía as seguintes características:

Quais são os versos da Páscoa?

Quinto: os versos 26-27a providenciam a explicação do nome "Páscoa" para as gerações e gerações de salvos da escravidão. Com isso, o texto bíblico quer mostrar que essa celebração da Páscoa possui uma novidade. Ela não é mais dominada pelo medo do Faraó ou dos outros possíveis "exterminadores" que possam haver nos caminhos do povo de Deus.

Por que não celebrar a Páscoa em família?

Apesar da Páscoa manter boa parte de seu antigo ritual, o povo israelita procurou encontrar outros motivos para a celebração. A cerimônia continuou a ser celebrada em família, mas a Páscoa deixou de ser um ritual ligado à troca de favores divinos, para tornar-se uma memória da ação de Deus, salvando o povo hebreu da escravidão.

Qual a ordem para celebrar a Páscoa?

Quarto, a ordem para celebrar a Páscoa tem uma dimensão profética. A Páscoa vai além da contagem do tempo humano, cronológico. A celebração não encerra um simples agradecimento, pela libertação da escravidão e a concessão da terra para morar, criar a família e plantar para obter o alimento.

Postagens relacionadas: