Como os homens conseguiram direito ao voto?
Como os homens conseguiram direito ao voto?
Com o sufrágio masculino, podia votar a totalidade dos homens que cumprissem com os requisitos legais (ser maior de idade, por exemplo). Em outros lugares, se passou diretamente do sufrágio censitário ao universal, sem esta situação de permeio.
Quem podia se candidatar na Grécia antiga?
Tinham o direito de participar homens com terras, maiores de 19 anos e filhos de pai ateniense, e a partir de 451 a.C., aqueles que fossem filhos de pai e mãe atenienses. Escravos, mulheres e estrangeiros não poderiam participar nas instituições democráticas.
Como exercer o direito de votar?
Durante o Estado Novo, os cidadãos de maiores de 21 ou emancipados eram os que podiam votar. As mulheres poderiam exercer esse direito se fossem chefes de família e possuidoras de habilitação secundária ou acima.
Qual a história do direito ao voto?
Direito ao voto: história de um símbolo da democracia. O direito ao voto não tem uma origem recente, embora estivesse distante de como hoje o conhecemos. Fique a conhecer alguns factos interessantes. O direito ao voto não tem uma origem recente, embora estivesse distante de como hoje o conhecemos. Fique a conhecer alguns factos interessantes.
Qual é a conquista do direito ao voto feminino?
A conquista do direito ao voto feminino | Politize! Este é o segundo texto da trilha de conteúdos Mulheres e Democracia. Veja os demais textos desta trilha: #1 – #2 – #3 – #4 – #5 Até o início do século XX, o voto, na quase totalidade dos países, era um direito exclusivo dos homens – especialmente de homens ricos.
Será que cidadãos estrangeiros podem votar?
Com efeito, só cidadãos maiores de idade ou cidadãos nacionais, podendo incluir-se cidadãos estrangeiros com residência no país e que preencham outros requisitos, podem votar. Ocorre quando todos os cidadãos eleitores podem participar livremente na eleição, tendo cada um a mesma preponderância.