Como é chamada a segunda fase do Modernismo?

Índice

Como é chamada a segunda fase do Modernismo?

Como é chamada a segunda fase do Modernismo?

A geração de 1930, segunda fase do modernismo brasileiro, compreende o período de 19. Foi influenciada, portanto, por um contexto histórico marcado por conflitos sociais e políticos, como a Revolução de 1930 e a Revolução Constitucionalista de 1932 (durante a Era Vargas), além da Segunda Guerra Mundial.

Quais as características da prosa na segunda fase modernista?

A prosa da 2ª fase modernista caracteriza-se pelo regionalismo, pela relação do homem com o meio em que vive. A Literatura Brasileira já apresentava uma tendência regionalista. ... Suas obras regionalistas destacam-se pela reflexão sobre a figura feminina numa sociedade patriarcal.

Quais os principais representantes da segunda fase modernista?

Autores da Segunda Fase do Modernismo no Brasil

  1. Murilo Mendes. Murilo Mendes (1901-1975) teve forte identificação com o Surrealismo europeu. ...
  2. Jorge de Lima. ...
  3. Carlos Drummond de Andrade. ...
  4. Cecília Meireles. ...
  5. Vinícius de Moraes.

Entre quais anos ocorreu a segunda fase modernista?

O segundo período do Modernismo brasileiro se estendeu de 19. Internacionalmente, o país vivia uma depressão econômica, causada pelas duas guerras mundiais (1919-1939) e pelo avanço do nazi-fascismo.

Quais obras literárias da segunda fase do Modernismo podem ser consideradas regionalistas?

Essa propensão tem início com o romance A bagaceira, de José Américo de Almeida, em 1928. Os principais autores regionalistas são: José Lins do Rego, Jorge Amado, Rachel de Queiroz e Graciliano Ramos.

Como é chamada a segunda fase do maneirismo?

A segunda fase, às vezes chamado de Alto Maneirismo, o estilo já era dominante em toda a Europa - embora não fosse o único.

Quais as principais características da prosa regionalista do modernismo?

Regionalista: tendência originada no Romantismo e adotada pelos naturalistas e pré-modernistas, na qual o tema é o regionalismo do nordeste, a miséria, a seca e o descaso dos políticos com esse estado. Essa propensão tem início com o romance A bagaceira, de José Américo de Almeida, em 1928.

Quais são as características do modernismo?

A liberdade é a característica principal do movimento modernista em suas mais diferentes manifestações artísticas, tanto no Brasil, como na Europa. ... Busca pela linguagem brasileira. Nacionalismo. Ironia, humor e paródia.

São poetas representantes da segunda geração modernista?

A poesia na Segunda Geração do Modernismo apresentou à Literatura nomes como Carlos Drummond de Andrade, Mario Quintana, Murilo Mendes e Cecília Meireles.

Quais os principais escritores do Modernismo?

Principais autores e obras

  • Carlos Drummond de Andrade (1902-1987): Alguma poesia (1930) e A rosa do povo (1945)
  • Vinicius de Moraes (1913-1980): Novos poemas (1938)
  • Cecília Meireles (1901-1964): Romanceiro da Inconfidência (1953)
  • Jorge de Lima (1893-1953): Poemas negros (1947)

Qual foi a segunda fase do modernismo brasileiro?

O português. Esta segunda fase, também chamada de Geração de 30, foi uma fase de consolidação do Modernismo brasileiro. Sendo uma fase mais madura, foi quando o movimento ganhou mais força e se criaram obras essenciais da literatura brasileira.

Qual é a segunda geração do modernismo?

A segunda geração modernista ou segunda fase do modernismorepresenta o segundo momento do movimento modernista no Brasil que se estende de 19.

Qual a origem do modernismo?

O Modernismo foi um movimento literário e artístico do início do século XX. Tinha como principal objetivo romper com a estética tradicionalista, libertando-se dos paradigmas, formalismos e regras que até então imperavam.

Como caracterizaram o modernismo no Brasil?

No Brasil, o Modernismo preconizava a independência cultural do país, sendo valorizada a cultura cotidiana brasileira, em específico, a linguagem popular. As obras modernistas são de suma importância e extremamente enriquecedoras da literatura brasileira. Três momentos distintos, chamados de fases ou gerações, caracterizaram o Modernismo no Brasil.

Postagens relacionadas: