O que foi a modernização conservadora para o Serviço Social?

Índice

O que foi a modernização conservadora para o Serviço Social?

O que foi a modernização conservadora para o Serviço Social?

A modernização conservadora e as modificações profundas na sociedade, que se efetivaram durante a ditadura militar, atingiram o Serviço Social diretamente em dois níveis: na sua prática e na sua formação profissional. O processo de autocracia burguesa vai alterar a questão do trabalho.

O que foi o movimento de reconceituação E o que ele representou para o Serviço Social?

O Movimento de Reconceituação é o marco do Serviço Social que vem propor a ruptura das práticas tradicionais, é através deste movimento que surge um perfil profissional mais crítico, capaz de atuar nos desafios postos à profissão.

Qual movimento do Serviço Social aconteceu de forma peculiar?

1 Conservadorismo e Serviço Social A partir de 64, a profissão passa a assumir posição de destaque no cenário da sociedade com política de ação peculiar com o uso de um perfil mais objetivo, métodos procedimentos de intervenção e metodológicos eficazes que regulamentam a pratica da profissão.

Qual o objetivo da proposta de modernização do conservadorismo no Serviço Social?

Renovação e conservadorismo no Serviço Social., São Paulo: Cortez 2002.), a atuação profissional neste período caracteriza-se como de cunho doutrinário e moralizador ao ter como objetivo a reeducação da classe operária, enquadrando-a as necessidades de expansão do processo de produção.

Qual foi o ano do movimento de reconceituação do Serviço Social?

1965 O Movimento de Reconceituação do Serviço Social na América Latina, deflagrado em 1965, em meio aos movimentos por mudanças e a reação contrarrevolucionária, constitui-se um marco histórico nessa profissão.

O que foi o movimento de renovação do Serviço Social no Brasil?

De acordo com Netto (2011), o processo de renovação do Serviço Social brasileiro se dá por meio do entrelaçamento de duas dinâmicas: as demandas sócio-institucionais postas à profissão e a dinâmica interna da realidade profissional.

Em qual cenário foi projetado o movimento de reconceituação?

O movimento de reconceituação foi impulsionado pela efervescência de lutas sociais - em particular a experiência cubana de 1959 -, que se refratam na universidade, nas ciências sociais, na Igreja, nos movimentos estudantis, no teatro, no Cinema Novo e na arte em geral.

Qual a falta de informação sobre a educação durante a ditadura militar?

Para Silvana Souza, pós-doutora em Política Social pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), a falta de informação sobre a Educação durante a ditatura militar revela a ausência de memória do que realmente ocorreu naquele período no Brasil.

Quais foram as mudanças curriculares durante a ditadura militar?

Durante a ditadura militar também foram introduzidas mudanças curriculares com a inclusão da matéria Educação Moral e Cívica para os alunos do 1º e 2º grau. Também foi alterado o objetivo da disciplina Organização Social e Política do Brasil (OSPB).

Como estudar o período da ditadura militar?

Ao estudar o período da Ditadura Militar, muitos alunos têm a impressão errônea de que os militares tinham total e absoluto controle sobre a população brasileira. Muitas vezes, esse tipo de conclusão precipitada surge em meio às diversas narrativas e imagens que descrevem a atuação dos militares durante esse período.

Quais são as manifestações dos artistas contra a ditadura militar?

ANEXO 02 – Manifestações dos artistas contra a Ditadura Militar. ANEXO 03 – Estudantes carregando o caixão com o corpo de Edson Luís Lima Souto. ANEXO 04 – Manifestantes viram uma Kombi durante a Passeata dos Cem Mil. ANEXO 05 – Passeata de estudantes em 4 de julho de 1968, no Rio de Janeiro.

Postagens relacionadas: