Quais as consequências da peste de Atenas?
Índice
- Quais as consequências da peste de Atenas?
- Como foi a peste de Atenas?
- Como acabou a praga de Atenas?
- Quantas pessoas morreram na peste de Atenas?
- Em que ano aconteceu a peste de Atenas?
- Quais foram as consequências geradas pela peste negra?
- Quais são as sequelas da febre tifoide?
- Quanto tempo durou a praga de Atenas?
- Quando ocorreu a peste de Atenas?
- Quando começou a epidemia de Atenas?
- Como foi afetada a cidade de Atenas?
Quais as consequências da peste de Atenas?
Alguns historiadores sugerem que a peste de Atenas foi uma das causas que levou a cidade a ser derrotada na Guerra do Peloponeso. Primeiro porque Péricles morreu em 429 a.C., e Atenas perdia seu grande líder; segundo porque a morte de tanta gente afetou a produtividade da cidade e esvaziou as fileiras do seu exército.
Como foi a peste de Atenas?
A peste de Atenas é como ficou conhecida a epidemia que atingiu a cidade de Atenas entre 430 a.C. e 427 a.C., causando grande mortalidade entre a população local. Acredita-se que essa epidemia tenha causado a morte de cerca de 1/3 da população ateniense. ... Não pare agora...
Como acabou a praga de Atenas?
430 a.C. – 426 a.C. Peste de Atenas/Períodos
Quantas pessoas morreram na peste de Atenas?
No entanto, em seu relato, Tucídides aduz que tal peste matou, durante os três anos, cerca de 4.400 hoplitas e 300 cavaleiros , equivalendo, aproximadamente, de um quarto a um terço das tropas, e a mesma proporção de mortes para o restante da população, cerca de 75.000-100.000 pessoas.
Em que ano aconteceu a peste de Atenas?
430 a.C. – 426 a.C. Peste de Atenas/Períodos
Quais foram as consequências geradas pela peste negra?
Consequências da Peste Negra Com a proliferação da doença, um a cada três europeus morreram. De acordo com os historiadores, mais de 70 milhões de pessoas faleceram. Isso significa um terço do total da população europeia na época. No século XIV a Igreja Católica ainda predominava na Europa.
Quais são as sequelas da febre tifoide?
Uma vez que a bactéria causadora da febre tifoide cai na corrente sanguínea de um indivíduo, ela precisa ser combatida de imediato. Caso isso não aconteça, a pessoa pode acabar desenvolvendo complicações sérias em órgãos como o fígado, o baço, a vesícula e até mesmo a medula óssea, podendo levar o ser humano ao óbito.
Quanto tempo durou a praga de Atenas?
430 a.C. – 426 a.C. Peste de Atenas/Períodos
Quando ocorreu a peste de Atenas?
A Peste de Atenas, a Praga de Atenas ou a Peste do Egito foi uma epidemia que ocorreu pela primeira vez em 430 a.C. em Atenas, Grécia. O primeiro registro encontrado na modernidade foi de Tucídides [ 1 ] [ 2 ] no seu "livro" História da Guerra do Peloponeso .
Quando começou a epidemia de Atenas?
A epidemia debilitou Atenas, contaminando Péricles e o levando a morte em 429 a.C., matando uma grande parte da população e das tropas abrigadas em Atenas-Pireu, afetando a moral dos aliados atenienses, e provocando rebeliões contra Atenas. Segundo Tucídides, a doença começou a mostrar sintomas na cabeça enquanto avançava pelo resto do corpo.
Como foi afetada a cidade de Atenas?
Os espartanos que cercavam a cidade, no entanto, não foram afetados pela doença que se espalhou por Atenas. O desespero causado pela praga na cidade levou o povo a ser indiferente às leis dos homens e deuses, e muitos se lançaram à auto-indulgência. Tucídides, em particular, mencionou que ninguém observava os rituais funerários habituais.