Como surgiu a varíola?

Índice

Como surgiu a varíola?

Como surgiu a varíola?

As descrições inequívocas da doença foram documentadas em China do século IV, Índia do século VII, e a região mediterrânea, assim como Ásia do sudoeste do século X. Calcula-se que a varíola estêve introduzida a Europa entre os 5os e 7os séculos, com epidemias freqüentes durante a Idade Média.

Como foi a pandemia da varíola?

Ao longo da História a doença ocorreu em surtos. Estima-se que no século XVIII morressem de varíola na Europa cerca de 400 000 pessoas por ano e que um terço dos casos resultasse em cegueira. Entre as mortes causadas por varíola estão as de três monarcas reinantes e uma rainha consorte.

Quantas mortes a varíola causou?

Ao longo da história, vários surtos da doença causaram mortes em diversas partes do mundo. No século XVIII, a estimativa era de que 400 mil pessoas morriam por ano, somente na Europa. De acordo com estudiosos, somente no XX a varíola pode ter sido a causa de, aproximadamente, 500 milhões de mortes.

O que erradicou a varíola?

A perspectiva de erradicar a varíola assentava-se sobre as características do vírus, da doença e da possibilidade de usar uma vacina com uma eficácia de 95%. O vírus da varíola é de DNA, geneticamente estável, de um tipo único (sem variações), exclusivo de seres humanos.

Qual a origem da varíola?

A origem da varíola Os historiadores acreditam que a varíola apareceu ao redor 10 000 B.C. durante os primeiros pagamentos agrícolas em África do nordeste. Dela espalhou à Índia por meio dos comerciantes egípcios antigos.

Quais são os sintomas de varíola?

Os sintomas iniciais mais comuns de varíola eram febre e vómitos. Aos sintomas iniciais seguia-se a formação de úlceras na boca e erupções cutâneas na pele. Após vários dias, as erupções cutâneas evoluíam para bolhas características, repletas de líquido e com uma depressão ao centro.

Como era a prevenção contra a varíola?

A prevenção era feita com a vacina contra a varíola. Nos casos em que a doença já tinha sido contraída, podiam ser usados alguns antivirais. Desconhece-se a origem da varíola. As primeiras evidências da doença encontram-se em múmias egípcias datadas do século III.

Quando foi introduzida a varíola na Europa?

As descrições inequívocas da doença foram documentadas em China do século IV, Índia do século VII e região mediterrânea, assim como Ásia do sudoeste do século X. Calcula-se que a varíola estêve introduzida a Europa entre os 5os e 7os séculos, com epidemias freqüentes durante a Idade Média.

Postagens relacionadas: