Como o cobalto foi descoberto?
Índice
- Como o cobalto foi descoberto?
- Quem descobriu o elemento cobalto?
- Como o cobalto foi descoberto na Antiguidade e isolado em 1735?
- Como é produzido o cobalto-60?
- Como o cobalto é formado?
- Quantas camadas tem o cobalto?
- Quais os alimentos ricos em cobalto?
- Qual é a massa do cobalto?
- Qual a configuração eletrônica do cobalto?
- Quais os alimentos que contêm cobalto?
- Por que o cobalto é importante?
- Como é encontrado o cobalto na natureza?
- Quais são os compostos de cobalto?
- Quais são os principais produtores de cobalto?
Como o cobalto foi descoberto?
A maior parte da produção mundial provém do minério de cobre do Shaba (Zaire) e das pirites magnéticas de Ontário. O cobalto obtém-se submetendo o mineral a um processo de calcinação para o libertar do arsénio, sendo depois enriquecido por um processo semelhante à concentração do cobre.
Quem descobriu o elemento cobalto?
George Brandt Cobalto/Descobridores
Como o cobalto foi descoberto na Antiguidade e isolado em 1735?
O cobalto metálico foi isolado pela primeira vez em 1735 pelo químico sueco Georg Brandt (1694-1768) a partir de uma amostra de esmaltita. Na natureza, só é possível encontrar o isótopo 59Co, mas sinteticamente obtém-se o isótopo radioativo 60Co a partir de amostras de 59Co por bombardeamento de nêutrons.
Como é produzido o cobalto-60?
O Cobalto com número de massa 59 é o isótopo natural, já o Cobalto 60 é fabricado de modo artificial pelo bombardeamento do isótopo 59 com nêutrons. Este último é aplicado no tratamento de tumores.
Como o cobalto é formado?
Obtenção do cobalto Quando o cobalto está presente em minérios lateríticos, os quais são formados pelo processo de intemperismo químico de laterização, são utilizados métodos pirometalúrgicos (em que são utilizadas altas temperaturas) e hidrometalúrgicos.
Quantas camadas tem o cobalto?
Cobalto | |
---|---|
Raio atómico (calculado) | 126 pm |
Raio covalente | 152 pm |
Configuração electrónica | [Ar] 3d7 4s2 |
Elétrons (por nível de energia) | 2, 8, 15, 2 (ver imagem) |
Quais os alimentos ricos em cobalto?
Já o cobalto é parte da vitamina B12 e é encontrado no leite e seus derivados, em vegetais de folha verde escuro, carne vermelha, fígado, ostras e mariscos. Ele ajuda na formação dos glóbulos vermelhos, combate anemia, e mantém saudável o tecido nervoso.
Qual é a massa do cobalto?
58,933195 u Cobalto/Massa atômica
Qual a configuração eletrônica do cobalto?
[Ar] 3d7 4s2 Cobalto/Configuração eletrônica
Quais os alimentos que contêm cobalto?
O ideal é manter uma dieta balanceada de cobalto, então siga a dica de alimentos ricos em vitamina B12: amendoim, ervilha, manteiga, sardinha, salmão, entre outros. Uma importante utilização do metal é na forma Cobalto-60, que é aplicado para tratamentos médicos e no método de irradiação de alimentos.
Por que o cobalto é importante?
O cobalto é importante componente de ligas metálicas. É usado em aços inoxidáveis e em ligas resistentes à oxidação em altas temperaturas, para hélices de turbinas e ferramentas de corte. O metal é oxidado por ar quente e também reage com carbono, fósforo, enxofre e ácidos minerais diluídos.
Como é encontrado o cobalto na natureza?
É encontrado na natureza na forma de sulfoarsenieto de cobalto que que possui formula molecular CoAsS ou na forma de impureza associado a metais como Fe, Ag, Ni, Pb e Cu. O nome do metal é originado da mitologia germânica, que faz alusão a um duende chamado “Kobalt”, por que os mineiros acreditavam que o cobalto era um metal contaminante sem ...
Quais são os compostos de cobalto?
Compostos de cobalto tem sido utilizados por séculos por transmitir uma cor azul ao vidro e cerâmicas. O Cobalto foi detectado em esculturas egípcias e pedras preciosas persas do terceiro milênio A.C., nas ruinas de Pompéia (destruída em 79 A.C.) e na China da dinastia Tang (618-907) e Dinastia Ming (1368–1644).
Quais são os principais produtores de cobalto?
Os principais minérios de cobalto são a cobaltita, eritrina, cobaltocalcita e skuterudita. Os maiores produtores de cobalto são a República Democrática do Congo, a República Popular da China, a Zâmbia, a Rússia e a Áustria .