Como foi construída a ponte do Rio Niterói?

Índice

Como foi construída a ponte do Rio Niterói?

Como foi construída a ponte do Rio Niterói?

Tubos metálicos, pilares e blocos de concreto maciço sustentam os 9 quilômetros de pista sobre o mar. A obra pode ser dividida em três seções principais, que foram construídas simultaneamente: a ponte propriamente dita, sobre a baía da Guanabara, as vias de acesso no Rio de Janeiro e as vias de acesso em Niterói.

Quem foi o engenheiro que fez a ponte Rio-niterói?

Mário Andreazza Ponte Rio-Niterói/Arquitetos

Quanto custou a ponte do Rio Niterói?

A ponte foi entregue em 4 de março de 1974, com travessia gratuita e a expectativa de um volume diário de 15.865 veículos, entre ônibus e caminhões. A obra, ao todo, custou Crz$ 800 milhões, quase quatro vezes mais do que o valor do primeiro contrato.

Quantos trabalhadores morreram na construção da ponte Rio-niterói?

Mais de trinta pessoas perderam a vida durante as obras da Ponte Rio-Niterói, de acordo com jornais da época. Entretanto, muitos pesquisadores afirmam que o número de mortos é bem mais elevado. “Morreram vários operários. Em um dos acidentes, eu me lembro bem, morreram 12 pessoas, inclusive um engenheiro.

Quanto tempo demorou para construir a ponte do Rio-Niterói?

seis anos A obra demorou pouco mais de seis anos e foi entregue em 1974. Na época da inauguração, era a segunda maior do mundo. Atualmente, continua sendo a maior do hemisfério Sul em concreto e a décima-primeira mais extensa do mundo.

Qual a profundida da ponte Rio?

72 metros O vão acabou ficando, milimetricamente, com 72 metros. Três anos depois da intervenção, e mais de cinco após a assinatura do contrato inicial, Andreazza, ao lado de Guedes, faria a primeira travessia de carro pela ponte. Era 15 de janeiro de 1974.

Quantos quilômetros tem a ponte do Rio Niterói?

13,29 km A Ponte Rio-Niterói atravessa a Baía de Guanabara ligando as cidades de Niterói e Rio de Janeiro, com um comprimento total de 13,29 km. Depois de ultrapassada a ponte, é possível percorrer 4.577 km de BR-101, desde Touros, no Rio Grande do Norte, até Rio Grande, no Rio Grande do Sul, sem interrupções.

Quais as curiosidades sobre a Ponte Rio-Niterói?

Conheça mais a história e curiosidades sobre a famosa Ponte Rio-Niterói, uma paisagem hoje totalmente integrada ao Rio de Janeiro.

Como era possível erguer uma ponte sobre o Rio de Janeiro de Niterói?

Se na época do Império ainda não haviam soluções possíveis para erguer uma ponte sobre os 9 quilômetros de água que separavam o Rio de Janeiro de Niterói, no final da década de 1960, isso já era possível. No entanto, as dificuldades eram muitas.

Qual o cronograma da Ponte Rio-Niterói?

Ponto Rio-Niterói: um cronograma 1875: Dom Pedro II contrata um engenheiro inglês para propor uma solução para ligar a cidade do Rio de Janeiro a Niterói; 1963: Criação de grupo de trabalho para estudar a construção de uma ligação entre as cidades; 1965: Formada comissão executiva para cuidar do projeto de construção da ponte;

Qual foi o ponto mais alto da ponte Niterói?

O problema foi solucionado pela engenharia associada à tecnologia e, no projeto, o ponto mais alto da ponte acabou a 72 metros do nível do mar. Após tantos desafios, a Ponte Rio-Niterói ficou, finalmente, pronta em março de 1974, mesmo período em que foi inaugurada.

Postagens relacionadas: