Como foi chamada a escola de Platão e o que ela pretendia?
Índice
- Como foi chamada a escola de Platão e o que ela pretendia?
- Como estão divididos os escritos de Platão?
- Como era a educação municipal que Platão pretendia?
- O que é a dialética platônica?
- Qual objetivo da Academia de Platão?
- Quais são os dois mundos de Platão?
- O que ensinava na Academia de Platão?
- Como deveria ser a educação na sociedade idealizada por Platão?
- Qual a filosofia de Platão?
- Qual foi o exemplo de Platão?
- Quando foi fundada a Academia de Platão?
- Qual seria o modelo político ideal de Platão?
Como foi chamada a escola de Platão e o que ela pretendia?
Academia é a Escola de Platão, e buscava ensinar o exercício do pensar para as pessoas, a prática da cidadania política, filosofia e matemática.
Como estão divididos os escritos de Platão?
Como são e como estão divididos os escritos de Platão? São escritos em forma de diálogos. ... Estão divididos em três partes: a) Escritos da Juventude, onde relata os ensinamentos de Sócrates. b) Escritos da Maturidade e c) Escritos da velhice.
Como era a educação municipal que Platão pretendia?
A educação, segundo a concepção platônica, visava a testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade.
O que é a dialética platônica?
Platão define a dialética como a arte de pensar, questionar e hierarquizar ideias. O termo dialética é utilizado por Platão na referência a qualquer método que possa ser recomendado como veículo da filosofia.
Qual objetivo da Academia de Platão?
A Academia objetivava formar novos homens, no sentido transformador do amor ao bem, num ato de sublimação, visando o tornar-se virtuoso pela ação. O filósofo é aquele que escreve na alma. E o verdadeiro conhecimento, é universal, refletido em si mesmo e de si toma consciência.
Quais são os dois mundos de Platão?
Entre estes pensadores, se destaca Platão (428/7-348/ a. C) e a sua teoria dos dois mundos, o Mundo Inteligível (Idéias) e o Mundo Sensível (Fenô- menos Sensíveis).
O que ensinava na Academia de Platão?
Filosofia. Platão e a Academia, O método socrático e a matemática, o verdadeiro conhecimento, vida intelectual, a contemplação das idéias, os discursos escritos. Tendo como pressuposto que Platão equipara virtude a conhecimento, e que a coragem está ao lado da razão, é a razão quem deve governar a alma.
Como deveria ser a educação na sociedade idealizada por Platão?
Platão tem uma proposta educacional bem clara e que esta ligada ao Estado Ideal. Para ele a educação ideal deve estar atrelada a forma de governo, que ele mesmo vai conceber e idealizar. A concepção de educação deve estar no processo educativo feito a partir das etapas ou como ele mesmo propõem em períodos.
Qual a filosofia de Platão?
Platão concebia a filosofia em três níveis , três disciplinas filosóficas: Dialética, incluindo a Filosofia do conhecimento ( a verdade) e metafísica (o ser). Física, entendida como o conjunto de todas as ciências naturais e psicológicas.
Qual foi o exemplo de Platão?
Foi pois o exemplo de sua vida, o abalo de sua morte e o subsequente exílio que o aproximaram da Filosofia, quando Sócrates foi acusado de corromper a juventude , por difundir idéias contrárias à religião tradicional, Platão aprofundou o seu desencanto com a política e a democracia chegando a fundamentar-se na justiça , na prudência e amizade.
Quando foi fundada a Academia de Platão?
Academia de Platão, Academia Platônica ou Academia de Atenas foi uma escola fundada por Platão, por volta de 387 a.C. Trata-se da primeira universidade da história, na qual grupos de seus seguidores recebiam educação formal. A Academia continuou a existir até o século VI, ...
Qual seria o modelo político ideal de Platão?
No modelo político ideal de Platão, seria a característica dos governantes e legisladores também, pois a capacidade racional e o intelecto os levaria a um modo de governar justo e que atendesse da melhor forma o interesse de toda a cidade.