Como surgiu a Patrística?
Índice
- Como surgiu a Patrística?
- O que é Patrística e qual sua origem?
- Quem criou a Patrística?
- O que foi a patrística ea escolástica?
- Qual a origem do nome Escolástica?
- Por que Justino é considerado o fundador da Patrística?
- Quais são as bases da Patrística?
- Quais são as características da patrística?
- Qual o filósofo da Era Patrística?
- Quais são as obras patrísticas?
- Quais são as doutrinas patrísticas?
Como surgiu a Patrística?
A Filosofia Patrística surgiu justamente quando o cristianismo foi aceito oficialmente pelo Império Romano como Religião. Mas ainda assim, o período era muito difícil para as pessoas que seguiam a fé cristã. Muitos adeptos sofriam perseguições na época, já que ela não era tão popular pela Europa.
O que é Patrística e qual sua origem?
O que é Patrística e qual sua origem? A Patrística é uma corrente filosófica que surgiu na transição da Antiguidade Clássica (Gregos e Romanos) para a Idade Média. Ela recebeu esse nome porque foi desenvolvida pelos primeiros cristãos, ou seja, os Pais da Igreja Católica.
Quem criou a Patrística?
Santo Agostinho Santo Agostinho (354-430) foi teólogo, bispo, filósofo e o principal expoente da Patrística. Seus estudos estiveram voltados para a luta do bem e do mal (maniqueísmo), bem como do neoplatonismo. Além disso, ele focou no desenvolvimento do conceito de “pecado original” e do “livre arbítrio” como forma de livrar do mal.
O que foi a patrística ea escolástica?
A escola patrística, ou simplesmente Patrística, foi uma corrente filosófica e período da filosofia, coincidindo com os primeiros séculos da era cristã, em que o desenvolvimento filosófico foi realizado por filósofos padres da Igreja Católica, designando um grupo de padres ou um trabalho por eles desenvolvido.
Qual a origem do nome Escolástica?
Nome de origem latina. Dá-se o nome de escolástica à filosofia predominante na Idade Média, que pretendia conciliar a razão com a revelação. ...
Por que Justino é considerado o fundador da Patrística?
Ele teve contato com o pensamento pagão dos estoicos, dos aristotélicos e dos pitagóricos. Para esse filósofo e teólogo, somente a filosofia cristã era capaz de conduzir e unir o ser humano a Deus.
Quais são as bases da Patrística?
Patrística é a filosofia cristã nos três primeiros séculos, elaborada pelos primeiros Pais Apostólicos da Igreja ou Santos Padres; consiste na elaboração doutrinal das verdades de fé do cristianismo e, na sua defesa contra os ataques dos pagãos e dos hereges.
Quais são as características da patrística?
Características da Patrística. A Patrística é considerada a primeira fase da filosofia medieval. Sua principal característica era a expansão do Cristianismo na Europa e o combate aos hereges. Por isso, essa doutrina filosófica foi representada pelo pensamento dos Padres da Igreja, que aos poucos auxiliaram na construção da teologia ...
Qual o filósofo da Era Patrística?
Como dito anteriormente, Santo Agostinho foi um dos principais filósofos da era patrística, sendo considerado o maior difusor desse pensamento e o maior polemista dessa filosofia. Ele era teólogo, filósofo e bispo de Hipona, e recorreu a várias teorias e escolas filosóficas afim de encontrar um sentido para a vida.
Quais são as obras patrísticas?
A Patrística, junto à Escolástica, produziu diversos livros importantes para a compreensão do pensamento religioso cristão ocidental e para a formulação de um pensamento racional medieval. As obras patrísticas que merecem destaque são:
Quais são as doutrinas patrísticas?
Sendo eles, a criação do mundo, ressurreição e encarnação, corpo e alma, pecados, livre arbítrio, e a predestinação divina. Então, foi durante a era patrística que foi difundida a maior parte das doutrinas do pensamento cristão.