Qual é a origem do nome da cidade de Manaus?

Índice

Qual é a origem do nome da cidade de Manaus?

Qual é a origem do nome da cidade de Manaus?

O nome atual começou a se formar em 1856, ano em que a cidade recebeu a denominação de Manáos, uma homenagem aos manaós, grupo indígena da região conhecido pela coragem e valentia. Hoje, Manaus, capital do Estado do Amazonas, tem cerca de dois milhões, 150 mil habitantes.

Como foi o desenvolvimento da cidade de Manaus?

A cidade passou por dois ciclos econômicos distintos: o da borracha, entre os séculos XIX e XX; e o da industrialização, já na segunda metade do século XX. A Zona Franca de Manaus tornou-se o principal motor econômico manauara. Porém, o crescimento econômico resultou na expansão urbana desordenada da cidade.

Quais foram os primeiros habitantes da cidade de Manaus?

Os Manáo, que constituíam o grupo étnico mais importante da área, habitavam as duas margens do Rio Negro, com população estimada em cerca de 10 mil índios no Século XVII, número avaliado após os primeiros violentos choques travados com os portugueses. É nesse contexto que tem início a história da Cidade de Manaus.

Como Manaus se desenvolveu ao longo do tempo?

A história de Manaus inicia em uma aldeia indígena, em torno da Fortaleza de São José da Barra, em 1669. ... Além das sociedades sociais comerciais, das instituições financeiras, dos meios de transporte, da estrutura de saneamento básico e das arejadas praças e calçadas, Manaus possuía uma vida cultural intensa.

Qual é a principal função da cidade de Manaus?

Manaus foi criada no século XVII para demonstrar a presença lusitana e fixar domínio português na região amazônica, que na época já era considerada posição estratégia em território brasileiro.

Por que Manaus é chamada de Paris dos trópicos?

A cidade ganhou peso no Ciclo da Borracha, que aconteceu durante o século 19. Investidores do mundo inteiro se voltaram para Manaus durante a exploração do látex, matéria prima da borracha. A cidade ficou tão enriquecida que chegou a ser conhecida como 'Paris dos Trópicos'.

Quais foram os grupos populacionais que contribuíram para a formação de Manaus?

Conforme explica o historiador Abrahim Baze, por volta de 1669, Manaus teve árabes, judeus, ingleses, alemães, polacos e italianos, mas somente os povos da Arabia, de origem judia e de Portugal permaneceram no Amazonas e na Amazônia de forma mais consistente.

Quando começou a história da cidade de Manaus?

A história da cidade de Manaus ocorre paralelamente à história do Brasil, ao longo de seus 350 anos de existência, contra os mais de quinhentos anos do país. O processo de ocupação europeia começa em 1540, por ocasião da chegada do explorador Francisco de Orellana, vindo do Peru, que pretendia ir à Espanha.

Como foi a ocupação de Manaus?

A ocupação do lugar onde se encontra hoje Manaus foi demorada devido aos interesses comerciais portugueses, que não viam na região a facilidade em obter grandes lucros a curto prazo, pois era de difícil acesso e era desconhecida a existência de riquezas (ouro e prata).

Quais são os rios que passam por Manaus?

Os rios que passam por Manaus são o Negro e o Solimões e, ao se encontrarem, formam o grande rio Amazonas. O rio Negro é o maior afluente da margem esquerda do rio Amazonas, o mais extenso rio de água negra do mundo e o segundo maior em volume de água, atrás somente do próprio rio Amazonas.

Qual a população mais populosa de Manaus?

Destes, 50,4 % da população são homens e 49,6 % são mulheres; e 99,36 % vivem em área urbana e 0,64 % em área rural. Entre as onze cidades brasileiras mais populosas, Manaus foi quem mais se destacou na última década em crescimento populacional, obtendo um crescimento de 22,24% e ultrapassando Recife e Curitiba.

Postagens relacionadas: