O que deu certo com o Plano Real?
O que deu certo com o Plano Real?
O Plano Real foi capaz de reduzir drasticamente a inflação brasileira que assolava a população há anos. Além disso, foi responsável pelo aumento do poder de compra do brasileiro e pela redução da pobreza no Brasil.
Quem foi o autor do Plano Real?
Em 30 de março, Rubens Ricupero assumiu o Ministério da Fazenda para substituir Fernando Henrique, que deixou o governo para se candidatar a Presidência da República. Em 30 de junho de 1994, encaminhou ao presidente Itamar Franco a exposição de motivos para a implantação do Plano Real.
Quando foi lançado o Plano Real?
Plano Real. O “ Plano Real ” foi uma reforma econômica neoliberal realizada no Brasil entre setembro de 1993 (quando foi lançado o Cruzeiro Real) e julho de 1994 (lançamento do Real), durante o governo de Itamar Franco, para conter o avanço da hiperinflação. Com efeito, este plano de estabilização econômica foi coordenado pelo então Ministro da ...
Qual foi o papel do Plano Real?
Plano Real representou a mais expressiva reforma monetária no país. Foi responsável pela estabilização dos preços e por colocar nova moeda em circulação. O Plano Real (PR) foi um programa brasileiro criado com o objetivo de garantir a estabilização econômica.
Quais as fases do Plano Real?
O Plano passou por três fases: O Programa de Ação Imediata, a criação da URV (Unidade Real de Valor) e a implementação da nova moeda, o Real. O PAI – Programa de Ação Imediata - foi um conjunto de medidas econômicas elaborado em julho de 1993, que “preparou a casa” para o lançamento do Plano Real um ano depois.
Qual foi o Plano Real do Brasil?
Plano Real. O Plano Real foi um conjunto de reformas econômicas implementadas no Brasil, em 1994, no governo de Itamar Franco, na primeira metade dos anos 1990. Seu objetivo principal era combater a hiperinflação no país. Foi o 13º plano econômico executado desde 1979, quando se iniciou a crise que levou à hiperinflação.