Como foi o encontro entre os espanhóis e os astecas?

Índice

Como foi o encontro entre os espanhóis e os astecas?

Como foi o encontro entre os espanhóis e os astecas?

O contato entre indígenas e espanhóis era intermediado por Malinche, uma indígena do povo nahua que, além do espanhol, falava também o idioma dos astecas, chamado nahuatl. Os contatos iniciais entre Cortés e os emissários astecas foram pacíficos, e houve muita troca de presentes entre as partes.

Como os astecas foram derrotados?

Em 13 de agosto de 1521, após os astecas resistirem durante 75 dias, o último imperador asteca, Quatemozin (também chamado de Guatemozin), sucessor de Montezuma 2º, foi obrigado a se render aos espanhóis. Era o fim do Império Asteca.

Por que os espanhóis venceram os astecas?

Sem dúvida, as doenças trazidas pelos espanhóis contribuíram para a derrota do Império Asteca. Dentre essas doenças estavam o sarampo, a gripe (para a qual, os indígenas do continente americano não possuíam anticorpos) e a varíola, que se tornou uma epidemia.

Qual o nome do imperador asteca que recebeu os espanhóis no século XVI?

Montezuma O imperador asteca no período da chegada dos espanhóis era Montezuma, que havia sido coroado em 1502. Assim que se estabeleceu, Cortés percebeu pelo contato com outros povos indígenas uma oportunidade de enfraquecer o Império Asteca e, assim, conquistá-lo.

Porque malinche Tornou-se símbolo de traição?

Essa é uma das interpretações negativas que existem sobre a Eva Mexicana, ou seja, a visão de que Malinche seria o símbolo nacional da traição por ter auxiliado na Conquista ao invés de permanecer ao lado de seu povo.

Como os astecas dominaram os outros povos?

Após travar guerra contra os tepanecas, os astecas ganharam força, conquistando cidades vizinhas e cobrando-lhes impostos. Sobreviviam da agricultura, mas também realizavam comércio com outros povos e outras cidades. Sua religião era politeísta e tinha no sacrifício humano um ritual extremamente importante.

Como vivem os astecas nos dias de hoje?

Os astecas estavam no auge do poder quando Fernão Cortés e seus soldados espanhóis chegaram, em 1519. Dois anos depois, os espanhóis conquistaram Tenochtitlán, pondo fim ao Império Asteca. Muitos dos índios que hoje vivem na região da Cidade do México são descendentes dos astecas.

Quem derrubou o Império Asteca?

Mas, finalmente, a verdadeira culpada foi encontrada por cientistas alemães: febre entérica – também conhecida como febre tifoide. Causada por uma variedade da bactéria salmonela, a febre tifoide matou 15 milhões de astecas em 5 anos, entre 15 – o correspondente a 80% da população.

Quem era o imperador dos astecas que recebeu gentilmente o colonizador Hernán Cortés?

A expedição de Cortés tomou o rumo da Península de Iucatã e estabeleceu-se no litoral mexicano onde ficava a cidade totonaca de Cempoala. Assim que se instalou, Cortés recebeu inúmeros emissários do imperador asteca Montezuma.

Como foi a derrota dos astecas para os espanhóis?

A derrota dos astecas para os espanhóis não pode ser explicada por um único fator apenas. Na verdade, ela é o resultado da combinação de uma série de fatores. Os dois mais importantes foram o fato de Cortéz ter conseguido aliados entre as populações indígenas e o de que ele estava bem informado a respeito do seu inimigo.

Por que os espanhóis receberam dos astecas?

Um dos presentes que os espanhóis receberam dos astecas logo quando chegaram foi uma jovem chamada Malinche, que possuía um pleno domínio dos idiomas locais. Essa moça foi de fundamental importância para os espanhóis conhecerem melhor as riquezas descobertas pelos astecas, sobretudo os metais preciosos.

Quando foi o fim do Império Asteca?

Em 13 de agosto de 1521, após os astecas resistirem durante 75 dias, o último imperador asteca, Quatemozin (também chamado de Guatemozin), sucessor de Montezuma 2º, foi obrigado a se render aos espanhóis. Era o fim do Império Asteca. A derrota dos astecas para os espanhóis não pode ser explicada por um único fator apenas.

Quais foram as doenças trazidas pelos espanhóis para o Império Asteca?

Sem dúvida, as doenças trazidas pelos espanhóis contribuíram para a derrota do Império Asteca. Dentre essas doenças estavam o sarampo, a gripe (para a qual, os indígenas do continente americano não possuíam anticorpos) e a varíola, que se tornou uma epidemia. O último imperador asteca foi vítima da varíola: reinou apenas oitenta dias.

Postagens relacionadas: