O que foi feito com o material contaminado com o césio 137?

Índice

O que foi feito com o material contaminado com o césio 137?

O que foi feito com o material contaminado com o césio 137?

A retirada de todo o material contaminado com o césio-137 rendeu cerca de 6000 toneladas de lixo (roupas, utensílios, materiais de construção etc.).

Onde foi o acidente césio 137?

Em 13 de setembro de 1987 teve início o maior acidente radiológico do Brasil, em Goiânia, capital do estado de Goiás.

Quantas pessoas morreram no acidente com césio 137?

Oficialmente, quatro pessoas morreram por exposição excessiva à radiação, mas a quantidade de pessoas contaminadas ainda provoca discussão. O governo federal reconhece 120.

Como ocorreu a contaminação com o césio 137 Quais os sintomas da contaminação?

A cápsula e seus fragmentos foram manipulados a céu aberto, o que contaminou diretamente o solo. Os primeiros sintomas da contaminação – náuseas, vômitos, tonturas, diarreia – apareceram algumas horas após o contato com o material.

O que causou o desastre radioativo com o elemento césio 137?

Foi um desastre radioativo que aconteceu em Goiânia, em 1987. Ocorreu após dois catadores de lixo entrarem em contato com uma porção de cloreto de césio, o césio-137. O componente químico ficava dentro de um aparelho de tratamento de câncer, que estava em uma clínica abandonada na capital de Goiás.

O que é césio 137 e o que ele provoca?

O Césio 137 é um isótopo radioativo resultante da fissão de urânio ou plutônio, é usado em equipamentos de radiografia, até aí tudo bem, o problema ocorre quando este isótopo é desintegrado e dá origem ao Bário 137m que passa a emitir radiações gama.

Qual a área que foi atingida pela contaminação do césio-137?

Goiânia Área que abrigava o ferro-velho da Rua 26-A. O acidente radiológico de Goiânia, amplamente conhecido como acidente com o césio-137, foi um grave episódio de contaminação por radioatividade ocorrido no Brasil.

O que foi o acidente com césio-137 em Goiânia?

Em setembro de 1987 aconteceu o acidente com o Césio-137 (137Cs) em Goiânia, capital do Estado de Goiás, Brasil. O manuseio indevido de um aparelho de radioterapia abandonado, onde funcionava o Instituto Goiano de Radioterapia, gerou um acidente que envolveu direta e indiretamente centenas de pessoas.

Quem foram as vítimas fatais do césio 137?

Entre elas, a de dois funcionários do ferro-velho de Devair; a de sua esposa Maria Gabriela Ferreira; e de Leide das Neves Ferreira, sua sobrinha, que na época tinha 6 anos e foi a primeira vítima, tornando-se símbolo da tragédia.

Quantas pessoas morreram no acidente de Goiânia?

O acidente radiológico de Goiânia, amplamente conhecido como acidente com o césio-137, foi um grave episódio de contaminação por radioatividade ocorrido no Brasil....
Acidente radiológico de Goiânia
Data13 de setembro de 1987
Resultado4 mortes 1 600 pessoas afetadas

Postagens relacionadas: