Qual a importância da civilização creto micênica para a formação da Grécia antiga?

Índice

Qual a importância da civilização creto micênica para a formação da Grécia antiga?

Qual a importância da civilização creto micênica para a formação da Grécia antiga?

Foi a civilização micênica que desenvolveu a escrita em grego, até então inexistente. Acredita-se que haviam palácios micênicos, datados de aproximadamente 1.200 a.C. Há uma conjunção de fatores que levaram ao fim da civilização micênica e ao desaparecimento dos rastros de suas construções.

Quais as características da sociedade micênica?

A Grécia micênica era dominada por uma sociedade de elite guerreira e consistia de uma rede de estados centrados no palácio que desenvolvia rígidos sistemas hierárquicos, políticos, sociais e econômicos. Na liderança desta sociedade estava o rei, conhecido como anax.

Quais eram as características da sociedade micênica?

A Civilização Micênica considerada uma das sociedades mais sofisticadas da cultura grega pela grande disseminação artística e pela avançada organização política que via as mulheres com igualdade. ... O sistema político e econômico era centrado na figura do rei, mas pouco se sabe sobre a hierarquia social da época.

Qual a origem da Civilização Micénica?

Civilização micênica (português brasileiro) ou civilização micénica (português europeu) é um termo para descrever a última fase da Idade do Bronze na Grécia Antiga, abrangendo o período de aproximadamente 1 600– 1 100 a.C..

Quando foi o fim da civilização cretense?

Arqueólogos e historiadores especulam que o fim da civilização cretense remonta ao ano de 1450 a. C. Por volta desse ano, a cidade de Cnossos teria sido destruída ou por um vulcão ou pela pilhagem da civilização micênica.

Quando começou a civilização grega?

Por Me. Cláudio Fernandes. As civilizações cretense e micênica, ou minoica e micênica, desenvolveram-se por volta de 2000 a. C., na região que compreende o extremo sul da Grécia, tendo assim precedido as cidades-estado da civilização grega, como Tebas, Atenas e Esparta.

Quando se deu o ponto de encontro entre a cultura grega e a cultura helênica?

Lá se deu o ponto de encontro entre a antiga Grécia e os povos do chamando crescente fértil, povos cuja formatação cultural vinha dos povos indo europeus. Com efeito, exerceu papel fundamental na determinação da cultura grega, o que denominou posteriormente de cultura helênica.

Postagens relacionadas: