Qual governo pegou dinheiro da poupança?

Índice

Qual governo pegou dinheiro da poupança?

Qual governo pegou dinheiro da poupança?

O então presidente Fernando Collor de Mello determinou o bloqueio das poupanças até o limite de 50 mil cruzados novos. O excedente aos 50 mil cruzados novos, que era ajustado pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor), passou a ser reajustado pelo BTNF (Bônus do Tesouro Nacional Fiscal).

Quando foi devolvido o dinheiro do Plano Collor?

agosto de 1991 E em agosto de 1991, o dinheiro confiscado pelo Plano Collor começa a ser devolvido aos brasileiros como estava previsto. No ano seguinte, Collor, por outros motivos, foi processado por crime de responsabilidade pelo Congresso. Julgado, foi impedido de exercer a Presidência da República.

Quando começou o confisco da poupança?

Plano Collor: os 30 anos do confisco da poupança Até hoje, a jornalista Miriam Leitão, editora de economia do Jornal do Brasil em 1990, não se esquece da coletiva de imprensa de plano econômico mais confusa de sua vida.Foi no dia 16 de março de 1990, um dia depois da posse do presidente Fernan

Qual o ponto mais polêmico da poupança?

Entretanto, o ponto mais polêmico e que causou grande agitação na população foi o confisco da poupança. Por 18 meses, o Banco Central bloqueou aproximadamente 80% do dinheiro disponível em contas correntes, cadernetas de poupança e aplicações financeiras, como o “overnight” – negociações realizadas no mercado financeiro de um dia para o outro.

Como foi o bloqueio das poupanças?

"Ao anunciar o bloqueio das poupanças, a ministra Zélia confiscou não apenas o dinheiro, mas, também, a dignidade das pessoas", disse Andozia. No comércio, a situação não era lá muito diferente.

Qual o dinheiro aplicado nas cadernetas de poupança?

Indignado com o confisco, entrou no carro, avançou na direção de uma agência do Banco Safra e estilhaçou a porta de vidro. "O dinheiro aplicado nas cadernetas de poupança não era um dinheiro qualquer.

Postagens relacionadas: