Como era o ensino da arte na década de 70?

Índice

Como era o ensino da arte na década de 70?

Como era o ensino da arte na década de 70?

Sendo assim, a educação em arte, na década de 70, mantinha o ensino de acordo com a visão política militar, evitando assim medidas políticas extremas de repressão contra professores que ousassem mostrar a real situação política do país aos seus alunos, considerados pelo poder vigente como professores subversores.

Quais são as três principais tendências de ensino da arte no Brasil até a década de 70?

O ENSINO DE ARTE E AS DIFERENTES TEORIAS EDUCACIONAIS As teorias não-criticas são divididas em três tendências: a Tradicional, a Escola-Nova e a Tecnicista.

Como foi trabalhada a disciplina de Artes no Brasil nos anos 70?

Em 1971, em apenas 30 dias, foi promulgada a Lei 5.692/71, em que a educação artística passava a ser uma atividade educativa, deixando de ser atividade complementar, passando a ser obrigatória no currículo escolar, abrindo demanda profissional qualificada para ministrar esta disciplina, pois era exigida formação ...

Como era antigamente o ensino de artes?

Os processos de ensino eram voltados ao mecanicismo e a base técnica era muito utilizada. Segundo Pessi (1994, p. 27) a Pedagogia Tecnicista tinha como propostas metodológicas “a copia, desenho geométrico, educação através da arte e livre expressão”.

Como eram as aulas de Arte?

O ensino de Arte era voltado essencialmente para o domínio técnico, mais centrado na figura do professor; competia a ele “transmitir” aos alunos os códigos, conceitos e categorias, ligados a padrões estéticos que variavam de linguagem para linguagem mas que tinham em comum, sempre, a reprodução de modelos.

Como o ensino de Arte Tornou-se oficial no Brasil?

Em 1996, a Lei nº. 9.394 (BRASIL, 1996, Art. 26, § 2º) estabeleceu que o ensino da Arte constituísse "componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos".

Quais as tendências pedagógicas do ensino da arte?

No Brasil se destacam duas tendências pedagógicas do ensino da Arte a a idealista liberal: propõe uma educação que garanta uma sociedade igual e democrática; e a realista progressista: surgiu nos anos 60 e propõe que escola pública seja responsável pela a conscientização do povo.

Quais são as principais abordagens contemporâneas no ensino de arte e quais são suas principais características?

Aborda três propostas atuais para o ensino de arte: a Estética do cotidiano fundamentada por Richter (2008, 1999), na perspectiva da interculturalidade com foco nas experiências cotidianas; o estudo da Cultura Visual, fundamentado por Hérnandez (2007), como proposta de abordagem no ensino da arte com foco na análise ...

Quais são os três eixos do ensino da arte?

O ensino é baseado em três eixos interligados: produção (fazer e desenvolver um percurso de criação), apreciação (interpretar obras artísticas) e reflexão sobre a arte (contextualizar e pesquisar).

Como o ensino de arte Tornou-se oficial no Brasil?

Em 1996, a Lei nº. 9.394 (BRASIL, 1996, Art. 26, § 2º) estabeleceu que o ensino da Arte constituísse "componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos".

Por que essas mudanças colaboraram para o ensino de arte?

No entanto, mesmo que lentamente, essas mudanças colaboraram para os primeiros passos do ensino de arte na educação, pois nesse começo o ensino de arte foi focado apenas no ensino do desenho, incluindo o desenho no currículo e criando uma aula régia de desenho e figura.

Como falar da história da arte na educação?

ENSINO DE ARTES E A HISTÓRIA DA ARTE NA EDUCAÇÃO . 1.0 Ensino de Artes e a História da arte na educação: Reflexões e contexto histórico. Para falar do ensino da história da arte é preciso primeiramente compreender a própria história do ensino de arte no Brasil.

Qual a importância do ensino da arte?

Em relação ao ensino da arte, os jesuítas designavam maior importância às “artes literárias”, e a utilização da música, canto coral, teatro e o ensino do latim, dando mais importância a elas do que às artes e ofícios devido à ligação com a catequização.

Qual a construção pedagógica dos anos 80 e 90 no Brasil?

Coisas que na nossa época não faziam porte nem do nosso vocabulário. Na nossa época a coisa era bem diferente. Segundo o artigo : A construção pedagógica dos anos 80 e 90 (do século XX) no Brasil.. de Marli Aparecida de Lima Chini, que pode ser conferido na integra no link Unioeste.

Postagens relacionadas: