O que foi a arte das catacumbas?

Índice

O que foi a arte das catacumbas?

O que foi a arte das catacumbas?

Antes de o imperador romano Constantino ter legalizado o cristianismo no ano de 313, a perseguição aos seguidores de Jesus era grande, obrigando-os a praticarem seu culto escondidos, geralmente em catacumbas, onde os arqueólogos encontraram registros de sua presença.

Como era apresentada a arte das catacumbas?

A pintura elaborada no interior das catacumbas era rodeada de uma simbologia que indicava a forte discrição do culto cristão naquele momento. O mais recorrente símbolo era o crucifixo, que rememorava a disposição de Jesus ao morrer pela salvação dos homens. A âncora significava o ideal de salvação.

Como eram feitas as pinturas nas catacumbas?

Neste, foram empregados materiais sofisticados, como mármore e granito, em pisos, paredes, talhas e relevos. A técnica do mosaico foi empregada na maioria das igrejas cristãs e se destacou na arte bizantina.

Como foi dividida a arte do Paleocristianismo oficial?

Cronologicamente, no desenvolvimento da arte paleocristã distingue-se duas etapas, separadas pelo Edito de Tolerância do ano 313. ... Os cristãos foram perseguidos por três séculos, até que em 313 o imperador Constantino legaliza o Cristianismo, dando início à segunda fase da arte paleocristã: a fase basilical.

Qual o significado das catacumbas para os cristãos?

As catacumbas romanas eram reservadas pelos cristãos para o sepultamento de seus mortos, em valas sob a terra. Este termo grego significa, originalmente, 'cavidade, vale aberto'. Apenas depois do século IX é que esta palavra passou a ter o sentido de 'cemitério subterrâneo'.

O que retratavam as pinturas das catacumbas?

Resposta: A pintura elaborada no interior das catacumbas era rodeada de uma simbologia que indicava a forte discrição do culto cristão naquele momento. O mais recorrente símbolo era o crucifixo, que rememorava a disposição de Jesus ao morrer pela salvação dos homens. A âncora significava o ideal de salvação.

Como eram usados os símbolos da arte paleocristã?

O peixe (em grego: Ictus) é utilizado como símbolo de Jesus Cristo, representando não somente a Última Ceia, mas também a água utilizada pelo batismo cristão. ... O cristograma (XP), aparentemente utilizado pela primeira vez por Constantino I, é formado pelas duas primeiras letras de Christos em grego (Chi e Rho).

Como eram as primeiras decorações Catacumbarias?

As primeiras decorações catacumbárias, figurativas ou ornamentais, sã ingênuas e simples, obras de verdadeiros autodidatas. Tendem inicialmente ao simbólico e abstrato, revelam depois influências do modelos greco-romanos, que estavam aos olhos de todos.

Quais as características das obras do período Paleocristão?

A arte paleocristã tem por caracteristicas os desenhos feitos nas catacumbas escondidas, antes de Jesus Cristo ser crucificado. O termo arte paleocristã, ou paleocristianismo, não designa propriamente um estilo, referindo-se antes de todo o tipo de formas artisticas produzidas por ou para os cristães.

Como foi originado a arte Paleocrista?

A arte paleocristã, um misto das artes oriental e greco-romana, surgiu quando os cristãos ainda sofriam perseguições violentas. Os primeiros artistas, acostumados às figuras extremamente reais da arte greco-romana, impressionaram-se com a religiosidade característica da arte oriental.

Quando foram construídas as catacumbas?

Situada na Via Ápia, estas catacumbas foram construídas depois de 150 e abriga alguns hipogeus cristãos e uma área funerária sob os cuidados da Igreja Católica. Seu nome é uma referência ao diácono Calisto, nomeado pelo papa Zeferino para administrar o cemitério.

Quais são as catacumbas cristãs?

As catacumbas cristãs são extremamente importantes para a história da arte paleocristã, pois elas abrigam a grande maioria dos exemplares anteriores a 400, em afrescos e esculturas, além de medalhões em vidro dourado (que, como a maioria dos corpos, foram removidos).

Quem é a Catacumba de Santa Inês?

A Catacumba de Santa Inês é uma pequena igreja. Algumas famílias conseguiam construir cubículos que abrigavam vários lóculos e os elementos arquiteturais do espaço ajudavam na decoração. Em 380, o cristianismo tornou-se a religião estatal do Império Romano.

Postagens relacionadas: