Como as escalas Termometricas foram criadas?
Índice
- Como as escalas Termometricas foram criadas?
- Como surgiu o termômetro e as escalas Termométricas?
- Porque existem diferentes escalas Termometricas?
- Como é formada a escala Fahrenheit?
- Quando essas escalas foram criadas?
- Qual das escalas Termométricas não permite temperaturas abaixo de zero?
- Como ocorreu a invenção do termômetro de mercúrio?
- Qual a origem da escala Termométrica Fahrenheit?
- Porque as escalas Celsius Fahrenheit e Kelvin são diferentes?
- Qual a relação entre as diversas escalas termométricas?
- Quais são as escalas termométricas em uso?
- Qual a equação de transformação entre as escalas termométricas?
- Quais são as escalas utilizadas para a temperatura?
- Qual foi sua contribuição no desenvolvimento da termometria?
Como as escalas Termometricas foram criadas?
Fahrenheit criou o primeiro termômetro de mercúrio que funcionou de forma satisfatória e, após fazer medidas baseadas no ponto de fusão da água e na temperatura normal do corpo humano, os valores dos pontos de fusão e ebulição para a sua nova escala foram estabelecidos.
Como surgiu o termômetro e as escalas Termométricas?
No século XVII surgiu o primeiro termômetro de líquido, construído por Jean Rey, um médico francês. Muito semelhante aos termômetros atuais, o aparelho de medição de temperaturas construído por Jean media a variação da temperatura através da contração ou dilatação da água contida no reservatório.
Porque existem diferentes escalas Termometricas?
As escalas termométricas indicam o nível de temperatura ou de energia térmica de um corpo, sendo que podem ser três: graus Celsius, kelvin e Fahrenheit. ... Do lado externo existem graduações com valores para a temperatura do corpo. Assim, a altura que o mercúrio atinge na graduação indica a temperatura. Não pare agora...
Como é formada a escala Fahrenheit?
Quando o mercúrio novamente estacionou em determinada posição, ele a marcou e chamou de 100. Depois, foi só dividir o espaço entre o zero e o 1 partes iguais. Assim, estava criada a escala Fahrenheit.
Quando essas escalas foram criadas?
A escala Celsius foi criada por Anders Celsius, um astrônomo sueco, em 1742. Ele escolheu como pontos fixos, os quais a sua escala seria baseada, os pontos de fusão do gelo (quando o gelo vira água) e de ebulição da água (quando a água ferve).
Qual das escalas Termométricas não permite temperaturas abaixo de zero?
A escala Kelvin é calibrada em termos da energia e como energia é uma grandeza positiva, não existem temperaturas negativas nessa escala. Então, o zero é a temperatura mais baixa possível, chamado de zero absoluto ou zero kelvin. Essa temperatura corresponde a -273,15oC. Não há um limite superior para a temperatura.
Como ocorreu a invenção do termômetro de mercúrio?
Em 1714, ao descobrir que o mercúrio se dilata mais uniformemente do que o álcool, Fahrenheit inventou o primeiro termômetro de mercúrio fechado a vácuo, driblando não só a pressão atmosférica mas o próprio ar. ... Graças ao trabalho de Fahrenheit, o termômetro ganhava status de instrumento científico.
Qual a origem da escala Termométrica Fahrenheit?
Fahrenheit é uma escala de temperatura proposta por Daniel Gabriel Fahrenheit em 1724. ... Nesta escala, o ponto de fusão da água é de 32 °F e o ponto de ebulição é de 212 °F.
Porque as escalas Celsius Fahrenheit e Kelvin são diferentes?
Nos pontos de ebulição da água, que definem as máximas de temperatura a partir do ponto zero, consideramos Celsius em 100º C, Kelvin em 373 K e Fahrenheit em 212º F, de acordo com o diferencial de escalas termométricas estabelecido desde o ponto zero.
Qual a relação entre as diversas escalas termométricas?
A relação entre as escalas termométricas Celsius, Fahrenheit e Kelvin pode ser expressa pela seguinte equação matemática: onde tC é a temperatura em graus Celsius (ºC), tF é a temperatura em graus Fahrenheit (ºF) e tK é a temperatura em Kelvin (K). ... Assim, quando uma pessoa está com 96,8 ºF, essa pessoa está com febre.
Quais são as escalas termométricas em uso?
Como atualmente existem três escalas termométricas em uso, faz-se necessária uma equação de conversão entre elas para que seja possível passar quaisquer valores de temperaturas de uma escala à outra. T K = Temperatura na escala Kelvin.
Qual a equação de transformação entre as escalas termométricas?
Veja a equação de transformação entre as escalas termométricas: T C = Temperatura na escala Celsius; T F = Temperatura na escala Fahrenheit; T K = Temperatura na escala Kelvin. EXEMPLO: Converta 113°F para °C. Quando um termômetro graduado na escala Fahrenheit marcar 113°F, um termômetro graduado em Celsius marcará 45°C.
Quais são as escalas utilizadas para a temperatura?
No Sistema Internacional de Unidades (SI) a temperatura pode ser medida em três escalas: Como referência, elas utilizam os pontos de fusão (gelo) e ebulição (vapor) da água. Confira abaixo a origem e as características de cada uma delas. Lembre-se que o termômetro é o instrumento utilizado para medir a temperatura. Entenda melhor sobre o tema:
Qual foi sua contribuição no desenvolvimento da termometria?
Fernando II teve enorme contribuição no desenvolvimento do estudo da termometria, de modo que ele foi o fundador de uma academia em Florença, Itália, que era especializada na construção de termômetros. Foi nessa academia que se utilizou, pela primeira vez, o mercúrio como líquido termométrico.