Qual a relação de Carlos Magno com o renascimento carolíngio?
Índice
- Qual a relação de Carlos Magno com o renascimento carolíngio?
- Qual foi a estratégia adotada por Carlos Magno para evitar uma possível queda do Império Carolíngio?
- Como o fim do Império Carolíngio contribuiu para a formação do feudalismo?
- Qual o nome do costume germânico estimulado por Carlos Magno em que o rei doava terras ou outros benefícios aos seus servidores?
- Foi o Renascimento Carolíngio?
- Como foi o Renascimento Carolíngio?
- Quais foram as principais causas da decadência do Império Carolíngio?
- Quais os motivos que levaram o fim do Império Carolíngio?
- Quais os fatores que levaram à fragmentação do Império Carolíngio?
Qual a relação de Carlos Magno com o renascimento carolíngio?
Carlos Magno preocupou-se em preservar a cultura greco-romana, investiu na construção de escolas, criou um novo sistema monetário e estimulou o desenvolvimento das artes. Graças a estes avanços, o período ficou conhecido como o Renascimento Carolíngio.
Qual foi a estratégia adotada por Carlos Magno para evitar uma possível queda do Império Carolíngio?
Para as conquistas militares, Carlos Magno organizou um exército forte, do qual faziam parte, além de seus soldados, os grandes proprietários de terras acompanhados de certo número de camponeses equipados para a guerra. Com esse exército, ele expandiu as fronteiras do reino, constituindo o Império Carolíngio.
Como o fim do Império Carolíngio contribuiu para a formação do feudalismo?
Os filhos de Carlos Magno não tinham a capacidade do pai,o Imperio acabou se dividindo em partes e acabou se tornando um feudo, os nobres não deram oportunidade para eles (os filhos de Carlos Magno) e com isso, os nobres começaram a cuidar e defender seus próprios feudos.
Qual o nome do costume germânico estimulado por Carlos Magno em que o rei doava terras ou outros benefícios aos seus servidores?
Durante a expansão militar que liderou, Carlos Magno adotou um antigo costume germânico de doar terras e privilégios aos nobres que o serviam e lutavam com ele. Em troca dos bens recebidos, esses nobres se tornavam seus vassalos, isto é, se ligavam a ele por laços de dependência e fidelidade.
Foi o Renascimento Carolíngio?
Carolíngios é a dinastia franca que sucedeu aos merovíngios, com Pepino, o Breve, e pretendia restabelecer o Império Romano do Ocidente. ... Renascença carolíngia, ou Renascimento Carolíngio, é a ideia de um renascimento da literatura e das artes liberais que teria ocorrido principalmente no reinado de Carlos Magno.
Como foi o Renascimento Carolíngio?
A obra levada a cabo pelos Carolíngios durante o império iniciado por Pepino, o Breve, quando eliminou os merovíngios em 751 e foi eleito rei pelos francos, designa-se por "Renascimento Carolíngio", sendo este período caracterizado pela confluência do purismo anglo-saxão, da tradição romana e das técnicas bizantinas.
Quais foram as principais causas da decadência do Império Carolíngio?
a) Abusos de pode, corrupção interna na administração , Barbarização do exercito,ou seja , inserção de barbaros entre os soldados, a crise do escravismo , falta de dinheiro para pagar os soldados , falta de manutenção das muitas religiões , fronteiras enfraquecidas.
Quais os motivos que levaram o fim do Império Carolíngio?
Em 987, morre o último soberano carolíngio da França Ocidental, Luís V, e os aristocratas escolheram Hugo Capeto, Conde de Paris, como rei. É o fim da dinastia carolíngia sobre a França, dando origem à dinastia capetíngia, que governou o país até o século XIV.
Quais os fatores que levaram à fragmentação do Império Carolíngio?
Três anos mais tarde, o Tratado de Verdun oficializou a partilha do Império Carolíngio em três reinos menores. Tal ação foi início da desintegração territorial, tendo em vista o consequente enfraquecimento militar e as invasões provocadas pelos vikings e magiares do leste europeu.