Quando foi implementado o EAD no Brasil?
Índice
Quando foi implementado o EAD no Brasil?
O EAD começou a tomar espaço nas instituições de ensino brasileiras devido à instauração da Lei n.º 9.3, que regulamentou e tornou válida a educação a distância para todos os níveis de escolarização. Com isso, o Ministério da Educação (MEC), iniciou o credenciamento das faculdades a partir de 1999.
Qual era o meio de comunicação utilizado neste primeiro curso na modalidade de ensino à distância?
O professor Caleb Phillips oferecia um curso de Taquigrafia (uma técnica para escrever à mão de forma rápida, usando códigos e abreviações) para alunos em todo o país, com materiais enviados semanalmente pelo correio. Este foi o primeiro registro de um curso a distância.
Quais os desafios da EAD no Brasil?
Um dos principais desafios do EAD é que os estudantes e professores tenham aparelhos que possibilitem acesso à internet, uma realidade ainda não muito satisfatória no Brasil, visto que o acesso, qualidade e velocidade das conexões de internet no país ainda deixam a desejar e podem dificultar o acompanhamento das aulas ...
Como o EAD surgiu no Brasil?
Como o EAD surgiu no Brasil? A história do EAD no Brasil teve seu primeiro registro de atividade em 1904 com uma ação do Jornal do Brasil, que começou a oferecer um curso voltado para datilógrafos por meio de correspondências.
Como surgiu o EAD?
E dessa necessidade surgiu o EAD, sendo marcado por 3 etapas de evolução: A primeira etapa foi marcada pelo desbravamento do ensino a distância, usando a tecnologia disponível, neste caso a correspondência. Nesta modalidade o aluno, após se inscrever, começava a receber o material de ensino em casa.
Qual o cenário atual da EAD no Brasil?
Nessa primeira etapa foram levantados alguns dados que permitem o desenho do cenário atual da EAD no Brasil e que justificam o interesse nessa investigação. Afinal, segundo esses dados, a EAD vem registrando crescimento considerável nos últimos anos.
Quais são as características da EAD?
As principais características da EAD podem ser organizadas sob o aspecto da permanente autonomia, da comunicação ou do processo tecnológico e elas ajudam na construção de um conceito mais completo (GUAREZI, 2009).