Como foi feita a vacina da pólio?

Índice

Como foi feita a vacina da pólio?

Como foi feita a vacina da pólio?

Em 26 de março de 1953, o médico e pesquisador norte-americano Jonas Salk anuncia num popular programa radiofônico que havia testado com sucesso uma vacina contra a poliomielite, o vírus que causa a paralisante enfermidade da pólio, geralmente conhecida como paralisia infantil por afetar principalmente crianças.

Quem criou a vacina contra a poliomielite?

Albert B. Sabin nasceu na cidade de Bialystok, Rússia (atual Polônia), em 26 de Agosto de 1906. Aos quinze anos, mudou-se com toda a família para os Estados Unidos. Obteve seu diploma em 1931, pela Universidade de Nova Iorque.

Como foi descoberta a vacina poliomielite?

Em 1905, o Dr. Wickman descreveu a natureza contagiosa da poliomielite e a existência de casos subclínicos da doença . Landstein e Popper, em 1908, descobriram que a doença era causada por um agente transmissível e, assim, começou-se lentamente a avançar em relação aos novos conhecimentos da doença.

Qual a diferença entre a vacina VIP e VOP?

A vacina contra a pólio deixou de ser Vacina Oral contra Poliomielite (VOP) na terceira dose, administrada aos seis meses, e passa a ser Vacina Inativada contra Poliomielite (VIP). Portanto, a criança recebe as três primeiras doses do esquema – aos dois, quatro e seis meses de vida – com (VIP), de forma injetável.

Quando surgiu o vírus da poliomielite?

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa viral aguda descrita desde a Antiguidade, porém reconhecida como problema de saúde pública, somente no final do século XIX, quando epidemias começaram a ser registradas em vários países do mundo. Sua etiologia infecciosa foi descoberta somente em 1908.

Postagens relacionadas: