Quais as formas de execução da auditoria no setor público?

Índice

Quais as formas de execução da auditoria no setor público?

Quais as formas de execução da auditoria no setor público?

As formas de execução da auditoria no âmbito do sistema de controle interno do poder executivo federal são as seguintes: Direta, Indireta, Compartilhada, Terceirizada e Simplificada.

O que é auditoria indireta?

Indireta – trata-se das atividades de auditoria executadas com a participação de servidores não lotados no órgão central e setoriais do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual, que desempenham atividades de auditoria em quaisquer instituições da Administração Pública Estadual ou entidade privada, ...

Quais são as seis formas pelas quais a auditoria do setor público pode ser executada?

Em geral, as auditorias do setor público podem ser classificadas em um ou mais de três tipos principais: auditorias de demonstrações financeiras, auditorias de conformidade e auditorias operacionais. Os objetivos de cada auditoria irão determinar as normas que lhe são aplicáveis.

Como classificar uma auditoria pública?

No entanto, há duas classes fundamentais de Auditoria, quanto ao processo indagativo: - Auditoria geral, sintética ou de balanço; - Auditoria detalhada ou analítica. A Auditoria geral também conhecida como Auditoria sintética ou Auditoria de balanço, pois se situa na análise das peças dos balanços e de suas conexões.

Quais são os tipos de auditoria governamental?

A Auditoria Governamental, subdivide-se em três espécies principais (ISSAI 100): Auditoria Financeira e Auditoria de Conformidade e Auditoria de Desempenho. As duas primeiras são denominadas auditoria de regularidade, já a terceira, é denominada auditoria operacional. A seguir conheça os detalhes.

Como as formas de controle fortalecem a auditoria governamental?

A auditoria interna governamental deve fiscalizar, avaliar o grau de confiabilidade e controlar a eficiência e a eficácia dos controles internos do órgão da entidade auditada com toda autonomia que a lei lhe assegurar, sem com eles se confundir.

O que seria uma auditoria?

Auditoria é a análise de todas as atividades desenvolvidas por uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, que tem como objetivo verificar se as ações dessas organizações estão conforme planejadas por elas, ou se estão de acordo com as normas estabelecidas pelo Governo por Lei.

O que é auditoria privada?

A Auditoria Privada – ou Empresarial, das Demonstrações Contábeis, das Demonstrações Financeiras – é o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre as demonstrações contábeis das empresas Page 4 Capítulo 1 — Origem, Conceitos, Trabalhos de Asseguração e Tipos de Auditoria ■ 3 ...

Quais são as formas de auditoria?

Você sabia que existem 3 tipos de auditorias?

  • Auditoria Interna – ou chamada de auditoria de primeira parte;
  • Auditoria no fornecedor – ou chamada de auditoria de segunda parte;
  • Auditoria externa – ou auditoria de terceira parte. Para fins de certificação para propósitos legais, regulamentares e similares.

O que é uma auditoria pública?

“A auditoria tanto na área pública quanto na área privada é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial, com o objetivo de atestar sua validade sobre determinado dado”.

Postagens relacionadas: