Como é formada a placa dental?
Índice
- Como é formada a placa dental?
- Como evitar placa dentária?
- Como é formada a placa bacteriana cariogênica?
- O que causa cálculo dental?
- O que provoca o tártaro nos dentes?
- Como tirar placa dos dentes caseiro?
- Como evitar o biofilme dental?
- Qual a origem da placa dental?
- Como remover a placa bacteriana dos dentes?
- Qual a consequência da placa bacteriana no dente?
- Como remover a placa bacteriana da boca?
Como é formada a placa dental?
A placa bacteriana, também conhecida como biofilme dental, é uma película transparente e pegajosa que se forma sobre a superfície dentária. Ela é formada através do acúmulo de bactérias, restos alimentares e outros microorganismos que, devido a uma má higienização, se aderem ao dente.
Como evitar placa dentária?
Basta você:
- Escovar bem, no mínimo três vezes ao dia, principalmente após as refeições, para remover a placa bacteriana de todas as superfícies dos seus dentes.
- Usar fio dental diariamente para remover a placa bacteriana que se instala entre seus dentes e sob a gengiva, onde a escova não pode alcançar.
Como é formada a placa bacteriana cariogênica?
FORMAÇÃO DA PLACA CARIOGÊNICA. A cariogenicidade da placa dental depende do acúmulo de bactérias sobre os dentes. Esse acúmulo é conseqüência da não desorganização ("remoção") regular das bactérias aderidas, o qual é agra-vado pelo consumo de sacarose.
O que causa cálculo dental?
O tártaro, também chamado de cálculo dental, ou “pedra”, numa linguagem muito mais popular, resulta do endurecimento por mineralização da placa bacteriana ou biofilme dental que se deposita na margem gengival e superfícies dos dentes.
O que provoca o tártaro nos dentes?
O tártaro é formado através do acúmulo de placa bacteriana na superfície dental que, quando não é removido totalmente, acaba ficando preso no local por muito tempo e endurece, formando uma “crosta” de cor amarelada ou esbranquiçada.
Como tirar placa dos dentes caseiro?
Colocar um pedaço de pasta de dentes na escova, polvilhar com o bicarbonato e, depois, escovar os dentes normalmente por 2 minutos. No final, enxaguar a boca com água. Esta técnica pode ser usada 2 a 3 vezes por semana, durante 2 semanas, ou de acordo com a orientação do dentista.
Como evitar o biofilme dental?
A melhor forma de evitar o acúmulo do biofilme dental é adotar bons hábitos de higiene bucal. Por isso, você deve escovar os dentes sempre após as refeições e passar o fio dental pelo menos uma vez ao dia.
Qual a origem da placa dental?
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Em odontologia, a placa bacteriana, ou biofilme, também referida como placa dental, é o acúmulo de bactérias da flora / microbiota bucal sobre a superfície dos dentes e que é o fator determinante para que ocorra a cárie e a doença periodontal .
Como remover a placa bacteriana dos dentes?
Com esse cuidado o excesso de bactérias são removidas todos os dias, e há sempre um bom equilíbrio dentro da boca. Quando a placa bacteriana forma o tártaro, pode-se usar substâncias como bicarbonato de sódio para esfregar melhor os dentes, a fim de fazer uma remoção caseira e uma melhor limpeza dos dentes.
Qual a consequência da placa bacteriana no dente?
A primeira consequência da placa bacteriana é facilitar a entrada de bactérias dentro da dentina do dente, o que dá origem a: Cáries, que provocam o surgimento de um pequeno furinho ou mancha escura no dente, além de dor de dente, nos casos mais avançados.
Como remover a placa bacteriana da boca?
Para remover a placa bacteriana, é recomendado usar fio dental e escovar os dentes todos os dias, além de utilizar enxaguante bucal, como Listerine ou Periogard, para limpar completamente a boca, removendo o máximo de bactérias. Com esse cuidado o excesso de bactérias são removidas todos os dias, e há sempre um bom equilíbrio dentro da boca.