Quais as características morfofuncionais que permitem avaliar o momento próximo ao parto na espécie canina?
Índice
- Quais as características morfofuncionais que permitem avaliar o momento próximo ao parto na espécie canina?
- Como usar ocitocina em cadelas?
- Quando usar ocitocina no trabalho de parto em cadelas?
- Quais as raças mais predispostas a parto Distocico?
- Qual o indicativo mais confiável para estabelecer o momento do parto em cadelas?
- Quais os métodos utilizados para diagnóstico de gestação em cadelas e gatas?
- Quantas vezes pode aplicar ocitocina na cadela?
- O que fazer para estimular o parto de uma cadela?
- O que é parto Distócico em cadelas?
- Qual a causa dessa infestação por cachorro?
- Como diagnosticar a coceira do seu cachorro?
- Como prevenir lesões na pele do cão?
- Posso ver os adultos nos cães?
Quais as características morfofuncionais que permitem avaliar o momento próximo ao parto na espécie canina?
O exame de uma fêmea gestante permite a constatação de diversos sinais externos, como desenvolvimento das glândulas mamárias, dilatação do abdômen, aparecimento de depósitos de gordura no abdômen e alterações no comportamento (Verstegen et al., 1996).
Como usar ocitocina em cadelas?
Deve ser utilizado na dose de 0,2 mL/kg por via intravenosa (IV) ou 1,0 a 5,0 mL/SC em cadelas. Quando usado por via IV, deve ser aplicado lentamente, durante três a cinco minutos. Em geral, as doses totais utilizadas são de 2,0 a 20,0 mL.
Quando usar ocitocina no trabalho de parto em cadelas?
1- Nas insuficiência Contrátil Primária ou Secundária da Musculatura Uterina Durante o Parto; Aplicar por via subcutânea se não houver contrações suficientes; após 20 minutos recomenda-se proceder uma nova aplicação em dosagem mais elevada ou então uma aplicação por via intravenosa na dosagem recomendada.
Quais as raças mais predispostas a parto Distocico?
Conforme Slatter (1998), frequentemente animais de raças braquicefálicas apresentam distocia, como os Buldogues e dentre outros cães Page 2 como os Dachshunds, Terriers, São Bernardos e os Galgos. Gaudet (1985) num estudo de 128 casos de partos distócicos relatou as maiores incidências em Chihuahuas e Poodles.
Qual o indicativo mais confiável para estabelecer o momento do parto em cadelas?
O diâmetro da cavidade coriônica interna (ICC) é considerado o mais preciso indicador de idade gestacional na cadela entre os dias 20° e 37°, já o diâmetro biparietal (DBP) é um parâmetro confiável no terço final da gestação, entre os dias 38 e 60.
Quais os métodos utilizados para diagnóstico de gestação em cadelas e gatas?
Diagnóstico de gestação em cadelas e gatas
- Basicamente os métodos utilizados para diagnóstico de gestação incluem: palpação abdominal, radiografia, ultrassonografia e dosagem de relaxina. ...
- É importante para que se inicie os cuidados pré-natais com a fêmea gestante. ...
- Sim, principalmente os criadores éticos.
Quantas vezes pode aplicar ocitocina na cadela?
Embora o uso de ocitocina seja considerado seguro, alguns pesquisadores acreditam que altas e repetidas doses podem resultar em estímulo uterino acentuado e angústia fetal. Tal fármaco deve ser utilizada na dose de 5-20 UI por via intramuscular (IM) ou subcutânea (SC), em intervalos de 30 a 40 minutos.
O que fazer para estimular o parto de uma cadela?
Colocar a sua caminha e brinquedos no ninho (desde que estejam limpos) pode encorajá-la a utilizá-lo e ajuda-a a sentir-se em casa, antes do parto. O trabalho de parto da sua cadela deve ocorrer suavemente, mas é importante ter ajuda de sobreaviso para a manter calma, caso surja alguma complicação.
O que é parto Distócico em cadelas?
Distocia é definida como uma dificuldade de nascer ou a inabilidade materna em expelir os fetos pelo canal do parto, sem assistência. O parto anormal ocorre quando há falha em iniciar o nascimento no momento correto, ou devido a inabilidade ou incapacidade em expulsar o feto, seja ela de origem materna ou fetal (1,2).
Qual a causa dessa infestação por cachorro?
Trata-se de uma infestação por ácaros parasitas, que geralmente viverão em áreas da pele sem pelo, como as dobras das orelhas, os cotovelos ou a barriga. O cão pode ficar com a pele vermelha e escamosa nessas áreas. Essa doença pode causar lesões de pele significativas e aflição ao cachorro, já que os ácaros dão muita coceira.
Como diagnosticar a coceira do seu cachorro?
O veterinário pode diagnosticá-la coletando raspagens de pele do seu cachorro. Procure sinais de sarna cheyletiella. Ela é causada por uma espécie de ácaro que se alimenta da camada superior da pele. Além da coceira, o cão pode desenvolver feridas na pele, perda de pelo, caspa e lesões nas costas.
Como prevenir lesões na pele do cão?
Procure lesões na pele do animal. É comum que a coceira do cão seja tão severa que ele morda a pele ao ponto de fazer lesões, que podem surgir da noite para o dia e crescer bem rapidamente. A pele fica rosa, úmida, quente e dolorida, e você pode até ver um material grudento saindo da ferida criada.
Posso ver os adultos nos cães?
Normalmente, é possível ver os adultos nos cães: são amarelos ou marrons, do tamanho de uma semente de gergelim. Algumas vezes, podem ser confundidos com caspa, mas não caem se o cão se sacudir.