Como elaborar quesitos para perícia contábil?
Índice
Como elaborar quesitos para perícia contábil?
Os quesitos devem ser fundamentados no que foi reclamado e no que a parte em defesa tem de evidências contraditórias relacionadas as alegações da parte contrária. Ou seja, os quesitos devem ser elaborados de modo que o Perito seja forçado a dar as respostas que a parte interessada deseja.
Quais são os quesitos em perícia contábil?
Os quesitos são questionários básicos feitos pelas partes ou pelo magistrado para o desenvolvimento da prova pericial. Para Ornelas (2011) são perguntas de natureza técnica ou cientifica a serem respondidas pelo perito contábil.
Como formular quesitos para perícia insalubridade?
Quesitos Gerais
- Qual era a função exercida pelo Reclamante?
- Qual é o período reclamado?
- Houve afastamento do Reclamante no período laboral? ...
- O Reclamante laborou exposto a algum agente insalubre? ...
- Em qual(is) setor(es) o Reclamante desenvolvia suas atividades diárias?
O que são quesitos impertinentes a função contábil?
São impertinentes à função contábil os quesitos que buscam a interpretação de textos legais, ou ligados à matéria de mérito, ou pertencentes à outra profissão: medicina, engenharia, dentre outras. (Hoog, 2007, p. 142).
O que são os quesitos em uma perícia?
Os quesitos são perguntas que as partes ou o juiz fazem ao perito, visando ao esclarecimento de fatos constantes no processo, porém restritos à matéria da perícia. Os quesitos formulados estão sujeitos à aprovação do juiz.
O que é um quesito pertinente?
Quesitos são os elaborados pelas partes para obtiverem respostas, esclarecimentos sobre o laudo pericial. Isto é, a parte requer ao juiz que mande intimar o perito e o assistente técnico para comparecerem à audiência, formulando desde logo as perguntas, sob forma de quesitos.
Como fazer perguntas a um perito?
Seguem as oito perguntas e suas respostas que julguei interessante postar. 1 – Qual é o “ponto crucial” para se definir se um laudo pericial é bom ou ruim? O que os juízes julgam em um laudo para classificá-lo como bom ou ruim? O laudo tem que ser conclusivo, bem fundamentado e explicativo ao leigo (linguagem simples).