Como fugir da Súmula 7 STJ?
Índice
- Como fugir da Súmula 7 STJ?
- O que quer dizer a Súmula 7 do STJ?
- Como afastar a Súmula 7?
- O que diz a Súmula 279 STF?
- O que diz a Súmula 5 do STJ?
- Como o STJ distingue reexame e revaloração da prova?
- O que diz a Súmula 83 do STJ?
- O que é o reexame de provas?
- É possível a interposição de recurso especial e Extraordinário para simples reexame de prova?
- É cabível reexame de prova no recurso extraordinário?
![Como fugir da Súmula 7 STJ?](https://i.ytimg.com/vi/ow6hck6gCIc/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLD2hqbSspzgMb3ulOwoUdsQhE8agg)
Como fugir da Súmula 7 STJ?
São diversos os recursos em que as partes conseguiram demonstrar a desnecessidade de reanálise de fatos e provas e, com isso, superaram o óbice da Súmula 7. Em precedente recente, julgado em dezembro do ano passado, a Quarta Turma confirmou decisão individual do ministro Março Buzzi que debateu a revaloração da prova.
O que quer dizer a Súmula 7 do STJ?
COMPETE A JUSTIÇA COMUM ESTADUAL PROCESSAR E JULGAR DELITO DECORRENTE DE ACIDENTE DE TRANSITO ENVOLVENDO VIATURA DE POLICIA MILITAR, SALVO SE AUTOR E VITIMA FOREM POLICIAIS MILITARES EM SITUAÇÃO DE ATIVIDADE. A PRETENSÃO DE SIMPLES REEXAME DE PROVA NÃO ENSEJA RECURSO ESPECIAL.
Como afastar a Súmula 7?
7 da Súmula do STJ apenas pode ser afastado nas hipóteses em que o recurso especial veicula questões eminentemente jurídicas, sem impugnar o quadro fático delineado pelas instâncias ordinárias no acórdão recorrido.
O que diz a Súmula 279 STF?
SÚMULA 279 - PARA SIMPLES REEXAME DE PROVA NÃO CABE RECURSO EXTRAORDINÁRIO.
O que diz a Súmula 5 do STJ?
Não é admissível o recurso especial quando a matéria questionada diz respeito à interpretação de cláusula contratual, ainda que se cuide de acordo submetido à homologação judicial.
Como o STJ distingue reexame e revaloração da prova?
Simplificando: A principal diferença entre reexame e revaloração da prova decorre da ausência ou não de liberdade do juiz para decidir (no exame de matéria probatória, o juiz tem liberdade para decidir sobre o caso concreto, mas, quanto à valoração da prova, não).
O que diz a Súmula 83 do STJ?
Já o enunciado n.º 83/STJ sintetiza que: "não se conhece do recurso especial pela divergência, quando a orientação do tribunal se firmou no mesmo sentido da decisão recorrida".
O que é o reexame de provas?
O ministro esclareceu que o reexame de prova é uma “reincursão no acervo fático probatório mediante a análise detalhada de documentos, testemunhos, contratos, perícias, dentre outros”. Nestes casos, o relator não pode examinar mera questão de fato ou alegação de error facti in judicando (julgamento errôneo da prova).
É possível a interposição de recurso especial e Extraordinário para simples reexame de prova?
7 do Superior Tribunal de Justiça, as quais possuem os seguintes textos: "para simples reexame de prova não cabe recurso extraordinário" e "a pretensão de simples reexame de prova não enseja recurso especial"2. Não existe, portanto, uma terceira instância para reexaminar as provas e os fatos do processo.
É cabível reexame de prova no recurso extraordinário?
"Daí a Súmula n. 279, do STF, que é peremptória: para o simples reexame de prova não cabe recurso extraordinário, o que, por transposição se aplica ao recurso especial, na sua esfera.