Como funcionam as residências terapêuticas?
Índice
- Como funcionam as residências terapêuticas?
- O que são residências terapêuticas e como funcionam?
- Quais os critérios para um paciente ser encaminhado para uma residência terapêutica?
- O que é um cuidador de residência terapêutica?
- O que são e como se organizam as SRT?
- Qual a importância do território para os serviços residenciais terapêuticos?
- Qual é o papel do CAPS?
- O que é a rede de atenção psicossocial?
- Quem são os candidatos em potencial a residência terapêutica?
- Como deve ser o acompanhamento a familiares de pacientes com transtorno mental?
- Qual a localização das residências terapêuticas?
- Como se constitui a residência terapêutica?
- Quais são os objetivos da residência terapêutica?
- Qual é a implantação de uma residência terapêutica?
Como funcionam as residências terapêuticas?
O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) – ou residência terapêutica ou simplesmente "moradia" – são casas localizadas no espaço urbano, constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, institucionalizadas ou não.
O que são residências terapêuticas e como funcionam?
Os Serviços Residenciais Terapêuticos, também conhecidos como Residências Terapêuticas, são casas, locais de moradia, destinadas a pessoas com transtornos mentais que permaneceram em longas internações psiquiátricas e impossibilitadas de retornar às suas famílias de origem.
Quais os critérios para um paciente ser encaminhado para uma residência terapêutica?
Pacientes já internados por mais de dois anos e que, de acordo com avaliação médica, possam ser ressocializados serão encaminhados às residências terapêuticas. No caso de pacientes com dependência química, o encaminhamento é para o VemSer, que é o programa municipal intersecretarias de combate às drogas.
O que é um cuidador de residência terapêutica?
O Serviço Residencial Terapêutico é um instrumento imprescindível de direitos humanos no processo de desinstitucionalização psiquiátrica e retorno do indivíduo com transtorno mental ao meio social, para existir como ser de direitos e deveres.
O que são e como se organizam as SRT?
Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT) são moradias inseridas na comunidade, destinadas a cuidar de pessoas com transtornos mentais crônicos com necessidade de cuidados de longa permanência, prioritariamente egressos de internações psiquiátricas e de hospitais de custódia, que não possuam suporte financeiro, social e ...
Qual a importância do território para os serviços residenciais terapêuticos?
Foi possível observar que o território é um fator importante no processo de construção da cidadania e, portanto, no cuidado em saúde mental. Constatamos, no entanto, que o potencial de utilização do território pelos serviços da Rede de Atenção Psicossocial pode ser melhor explorado.
Qual é o papel do CAPS?
A unidade é responsável pelo atendimento de pessoas com problemas psiquiátricos visando a recuperação da saúde mental e a integração do paciente com sua família e comunidade. Para alcançar esse objetivo, o Caps conta com uma equipe multiprofissional e com atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.
O que é a rede de atenção psicossocial?
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pes- soas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas. A Rede integra o Sistema Único de Saúde (SUS).
Quem são os candidatos em potencial a residência terapêutica?
23. Quem são os candidatos em potencial à residência terapêutica? A) Portadores de transtornos mentais, egressos da internação psiquiátrica de longa permanência, que não possuam suporte social e laços familiares que viabilizem sua inserção social. B)
Como deve ser o acompanhamento a familiares de pacientes com transtorno mental?
A família precisa ser preparada para participar, opinar, decidir e se co-responsabilizar pelo cuidado, pois a mesma é de fundamental importância para a manutenção da pessoa com transtorno mental fora da instituição psiquiátrica, o que reforça a necessidade de ser preparada e apoiada pelos profissionais de toda a rede ...
Qual a localização das residências terapêuticas?
Em relação às características físicas e funcionais das Residências Terapêuticas, cada casa deve estar inserida em bairros da cidade, ou seja, em contato com a comunidade. Nela deverá morar um número de pacientes que pode variar de uma pessoa até no máximo um pequeno grupo de oito.
Como se constitui a residência terapêutica?
“A Residência Terapêutica se constitui como dispositivo no processo de desinstitucionalização das pessoas acometidas de transtorno mental, com o intuito de promover a construção da sua inserção na comunidade.
Quais são os objetivos da residência terapêutica?
Os principais objetivos da Residência Terapêutica são ressocializar e resgatar a autonomia desses sujeitos incentivando-os a assumir uma posição de agentes ativos de produção de vida.
Qual é a implantação de uma residência terapêutica?
A implantação de uma residência terapêutica exige pacto entre gestor, comunidade, usuários, profissionais de saúde, vizinhança, rede social de apoio, e cuidadoso e delicado trabalho clínico com os futuros moradores. 8