Como funciona o LDR no Arduino?

Índice

Como funciona o LDR no Arduino?

Como funciona o LDR no Arduino?

Assim como um potenciômetro varia sua resistência conforme a rotação, o LDR é um resistor que varia sua resistência conforme a intensidade de luz no ambiente. ... Da mesma forma que o potenciômetro é ligado em uma entrada analógica do Arduino, também é possível utilizar uma porta analógica para ler o valor de um LDR.

Como funciona o LDR?

O funcionamento do LDR é relativamente simples! Quando as partículas de luz (fótons) incidem sobre a superfície do sensor, os elétrons que estão no material semicondutor são liberados, dessa forma a condutividade do LDR aumenta e a sua resistência diminui.

O que é LDR Arduino?

O LDR (Light Dependent Resistor ou Resistor Dependente de Luz) é um componente eletrônico cuja resistência varia em função da luminosidade que incide sobre o mesmo. Este componente é sensível a luz e tem como finalidade limitar a passagem de corrente em um circuito.

Como usar Photoresistor Arduino?

Ligamos uma perna da resistência LDR a GND (negativo) e a outra perna ao pino analógico ou (Ao) do Arduino. Seguidamente intercalamos uma resistência de 10K entre o pino Ao do Arduino e o pino VCC (5v) do Arduino. As resistências LDR não têm polaridade, por isso não importa em que perna ligamos.

Para que serve o sensor de luz ambiente?

O sensor de iluminação é acionado automaticamente sempre que detecta movimentos dentro do seu alcance. Ou seja, se houver pessoas, animais ou carros em movimento em um determinado espaço coberto por ele, a luz se acende; quando saem daquele local, apaga-se.

Qual é a resistência do LDR?

O LDR ou Light Dependent Resistor é um resistor em que a resistência varia conforme a luz que incide sobre ele. Ele possui, em sua parte superior, um material semicondutor que possui uma resistência elétrica elevada. Quando não há incidência de luz no LDR, a sua resistência pode chegar a 200 mil ohms.

Como funciona o sensor de luz?

O sensor de iluminação é acionado automaticamente sempre que detecta movimentos dentro do seu alcance. Ou seja, se houver pessoas, animais ou carros em movimento em um determinado espaço coberto por ele, a luz se acende; quando saem daquele local, apaga-se.

Qual a função do sensor LDR?

O LDR é resistor que varia sua resistência conforme a luz que incide sobre o seu corpo, funcionando como um sensor de iluminação. O resistor dependente de luz é muito usado em acendimento automático de lâmpadas, como em fotocélulas, ou em regulagem automática de brilho de telas.

Para que serve o Fotoresistor?

Fotoresistor é um componente eletrônico, sensível a luz, que tem por finalidade limitar a corrente elétrica que passa sobre ele, como um resistor comum, só que o grande diferencial é que ele é um resistor variável que interage com a luz.

Como ligar o potenciômetro no Arduino?

Conecte os fios jumper médios na protoboard, um na coluna 42 que é a perna do meio do potenciômetro, no caso do fio azul conecte-o direto na perna do resistor, não é necessário conectar nem esta perna do resistor nem o fio azul na protoboard, a ligação é direta entre o fio azul e uma das perna do resistor.

Qual é a resistência do LDR?

O LDR, como o próprio nome diz, é um resistor cuja resistência varia em função da luminosidade que incide sobre ele, devido ao material fotossensível que cobre o componente. Ao iluminarmos um LDR, a sua resistência apresenta valores muito baixos.

Qual a simbologia de um LDR?

A simbologia de um LDR é a mesma de um resistor mas com setas apontando para ele, que representam a luz. Para fazer a leitura do sensor, vamos utilizar uma porta analógica do Arduino, já que a tensão do sinal vai variar de 0 a 5 volts ao longo do tempo.

Qual a resolução do conversor analógico do Arduino?

Como o conversor analógico-digital do Arduino possui uma resolução de 10 bits, o intervalo de tensão de referência, que no nosso caso é 5 V, será dividido em 1024 pedaços (2^10) e o valor retornado pela função será o valor discreto mais próximo da tensão no pino.

Por que o LDR não é sensível à luz do dia?

O LDR não é sensível a uma grande variedade de ondas eletromagnéticas. Na verdade, a faixa que ele melhor opera é para o espectro de luz visível, principalmente na faixa verde-amarela. Por conta disso, o LDR se torna muito útil para sensores que devem detectar a luz do dia, sendo amplamente utilizado em fotocélulas.

Postagens relacionadas: