O que é um LED e como ele funciona?
Índice
- O que é um LED e como ele funciona?
- Como é feito o LED?
- Como funciona As luzes de LED?
- Como o LED se comporta quando polarizado diretamente?
- Qual é a função do LED?
- Como se compra LED?
- O que determina a cor de um LED?
- Como deve ser polarizado um LED para acender?
- Como são usados os LEDs na fabricação de produtos?
- Quais são as utilidades do Led?
- Quais são as vantagens das lâmpadas LED?
- Qual a composição da lâmpada LED tubular?
O que é um LED e como ele funciona?
O LED é um componente eletrônico semicondutor, ou seja, um diodo emissor de luz ( L.E.D = Light emitter diode ), mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, que tem a propriedade de transformar energia elétrica em luz.
Como é feito o LED?
O LED é um componente eletrônico semicondutor, composto de cristal semicondutor de silício ou germânio. ... No LED a emissão de luz acontece quando a corrente elétrica percorre o material de junção PN (diodo semicondutor), emitindo radiação infravermelha.
Como funciona As luzes de LED?
Diferente das lâmpadas comuns, as lâmpadas LED não possuem filamento, o que faz com que elas durem mais por não produzirem tanto calor quanto as lâmpadas que usam estes filamentos. Por dentro dessa lâmpada existe uma fita de LED que produz luz quando por ela é percorrido energia elétrica.
Como o LED se comporta quando polarizado diretamente?
Todo LED é um diodo, com a característica adicional de emitir luz. ... Quando a junção está polarizada diretamente, o diodo conduz. Isto ocorre quando o ânodo é ligado ao positivo e o cátodo ligado ao negativo da fonte de energia.
Qual é a função do LED?
LED é a sigla para Light Emitting Diode, que significa “diodo emissor de luz”. ... O LED tem a função de emitir luz em locais e instrumentos, como lâmpadas, lanternas e etc. O LED é um condutor de energia elétrica, que quando energizado, emite luz visível a olho nu.
Como se compra LED?
Dicas para comprar lâmpada de LED
- Confira a voltagem. ...
- Considere a temperatura da cor. ...
- Observe o índice de reprodução de cor (IRC) ...
- Confira a capacidade de iluminação. ...
- Entenda as diferenças entre os modelos. ...
- Cheque a dimerização. ...
- Cheque a certificação do Inmetro.
O que determina a cor de um LED?
O LED é a iluminação do futuro. ... Há também LEDs em muitas outras cores de luzes como, por exemplo, vermelho, verde, amarelo ou azul. O material do semicondutor do LED determina o comprimento de onda dominante e, portanto, a cor da luz sendo emitida.
Como deve ser polarizado um LED para acender?
Se um dos LEDs for amarelo, a corrente a atravessá-los todos tem que ser 0.015 A. O LED mais “fraco” de todos é que vai colocar o limite à corrente....Como acender um LED?
Côr | Queda de Tensão | Corrente Máxima |
---|---|---|
Azul | 3.1 V | 0.02 A |
Branco | 3.1 V a 4.0V (depende do fabricante) | 0.02 A |
Infra-vermelho | 1.1 V | 0.02 A |
Como são usados os LEDs na fabricação de produtos?
Os LEDs são usados na fabricação de inúmeros produtos. Alguns exemplos são as fitas de LED, que consistem em pequenos LEDs ligados em série e o LED SMD, que também é composto por pequenos LEDs, porém inseridos em placas de circuito impresso. Além do popular LED bulbo, existem vários outros modelos à venda no mercado.
Quais são as utilidades do Led?
Quais são as utilidades do LED? O LED permitiu uma série de facilidades desde o seu surgimento, em 1963. Em pouco tempo, essa tecnologia se espalhou pelos produtos, cidades e residências que, a partir de então, contavam com um dispositivo surpreendentemente econômico em relação aos modelos convencionais.
Quais são as vantagens das lâmpadas LED?
Neste cenário, as lâmpadas LED tem ganhado destaque por apresentarem vantagens quanto à economia de energia em residências. LED (Light Emitting Diode) é um componente eletrônico que gera luz com baixo consumo.
Qual a composição da lâmpada LED tubular?
O vídeo abaixo mostra a composição da lâmpada LED e explica seu funcionamento. No vídeo foi usada uma lâmpada LED tubular, existem outros modelos como tipo bolinha, bulbo, milho, vela e rosca. Estas variações são para facilitar a troca de lâmpadas mais comuns por estas, que estão tomando espaço no mercado, atendo as necessidades do consumidor.