Como funciona a CLAE?

Índice

Como funciona a CLAE?

Como funciona a CLAE?

A cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE ou HPLC) é um método de separação de compostos químicos em solução, onde o sucesso da separação cromatográfica só é possível se for aplicada uma fase móvel (FM) correta a uma fase estacionária (FE) conveniente.

Como funciona a cromatografia líquida?

Na cromatografia líquida existe um sistema composto por duas fases, uma fase móvel e outra fase denominada de estacionária. ... Na fase móvel emprega-se uma mistura de alguns solventes, por exemplo, metanol, acetonitrila e água, sendo que essa mistura é denominada de Eluente.

Como funciona Cromatografo?

A cromatografia em papel é uma técnica líquido para líquido, em que um deles é fixo a um suporte sólido. Nesse processo, a separação e identificação dos componentes da mistura ocorre sobre a superfície de um papel filtro.

Para que serve CLAE?

A cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE; em inglês: High performance liquid chromatography, HPLC) é um método de separação de compostos químicos em solução, a qual é utilizada na química analítica para identificar e quantificar cada componente em uma mistura.

Como funciona cromatografia HPLC?

A HPLC utiliza uma fase móvel líquida para separar os componentes da amostra. Os componentes são dissolvidos em um solvente e, em seguida, forçados a passar por uma coluna de alta pressão. Os componentes, então, interagem com a fase estacionária e saem em diferentes momentos, da mesma forma que na cromatografia gasosa.

O que é CLAE?

Cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) é o tipo mais versátil e mais amplamente empregado de cromatografia por eluição. Na cromatografia líquida, a fase móvel é um solvente líquido, o qual contém a amostra na forma de uma mistura de solutos.

Como são definidos os tipos de cromatografia líquida?

*Cromatografia líquida: “Clássica” – feita em colunas de vidro, sob pressão atmosférica. Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) – utiliza-se colunas metálicas (normalmente) e pressões de fase móvel elevadas, obtidas com o auxílio de uma bomba de alta pressão.

Como funciona a separação cromatografia a gás?

A Cromatografia Gasosa (CG) é uma técnica para separação e análise de misturas de substâncias voláteis. ... Este fluxo de gás com a amostra vaporizada passa por um tubo contendo a fase estacionária FE (coluna cromatográfica), onde ocorre a separação da mistura.

O que é cromatografia gasosa e para que serve?

Cromatografia gasosa (GC) é uma técnica analítica amplamente utilizada. Usada para determinar a composição de uma mistura de produtos químicos (amostra), a cromatografia gasosa utiliza uma variedade de gases para o seu funcionamento, de acordo com o analisador e o tipo de detector específico.

O que o HPLC analisa?

A HPLC é particularmente útil para a separação de grandes materiais de peso molecular que possuem volatilidade muito baixa e não podem ser separados por cromatografia gasosa. ... A HPLC utiliza uma fase móvel líquida para separar os componentes da amostra.

Postagens relacionadas: