Como funciona o CME de um hospital?

Índice

Como funciona o CME de um hospital?

Como funciona o CME de um hospital?

Ouça em voz altaPausarO Centro de Materiais e Esterilização, como o próprio nome já diz, é o local onde se concentra toda a limpeza, organização e inspeção do instrumental que será utilizado no hospital. O centro funciona como uma espécie de “linha de produção” — quase como uma fábrica —, com processos muito bem alinhados.

O que se faz no CME?

Ouça em voz altaPausarA Central de Material e Esterilização (CME) é a área responsável pela limpeza e processamento de artigos e instrumentais médico-hospitalares (1). É na CME que se realiza o controle, o preparo, a esterilização e a distribuição dos materiais hospitalares (2).

Como é o fluxo da CME?

Ouça em voz altaPausarO fluxo de uma CME deve ser contínuo e unidirecional dos artigos evitando o cruzamento de artigos sujos com os limpos e esterilizados, bem como evitar que o trabalhador escalado para a área contaminada transite pelas áreas limpas e vice-versa, conforme Figura 01.

Como montar uma CME?

Ouça em voz altaPausarAinda de acordo com a Anvisa, a infraestrutura da CME deve ser constituída de: sala de recepção e limpeza; sala de preparo e esterilização; sala de desinfecção química (quando aplicável); área de monitoramento do processo de esterilização; e sala de armazenamento e distribuição de materiais esterilizados.

Quais as etapas do procedimento de materiais na CME?

  • Recepção dos materiais.
  • Limpeza.
  • Preparo do material e embalagem.
  • Esterilização.
  • Distribuição.

O que é CME e sua importância?

Ouça em voz altaPausarA CME é essencial para o funcionamento de diversas áreas no hospital e funciona 24 horas, todos os dias. Segundo a Resolução RDC nº 307, de 14 de novembro de 2002, ela é considerada uma unidade de apoio técnico, que assegura boas condições dos artigos para os atendimentos dos pacientes.

O que é CME na enfermagem?

Ouça em voz altaPausarSegundo a resolução RDC 15 de , Centro de Material e Esterilização – CME é uma unidade funcional destinada ao processamento de produtos para saúde dos serviços de saúde.

Como se classifica o CME?

A CME é classificada em três tipos de acordo com sua forma de funcionamento.

  1. DESCENTRALIZADO. Nesse tipo, cada unidade hospitalar possui um CME próprio responsável pela limpeza e esterilização dos materiais que utiliza.
  2. SEMI-CENTRALIZADO. ...
  3. CENTRALIZADO.

Como a CME é classificada?

Ouça em voz altaPausarA CME é classificada como Classe II, distinguida pelo serviço prestado, e possui todos os requisitos exigidos, assim como rege a RDC nº15/2012. Realiza o processamento de produtos para a saúde não-críticos, semicríticos e críticos de conformação complexa e não complexa passíveis de processamento.

Como deve ser a estrutura física da CME?

Ouça em voz altaPausarEstrutura Física As paredes devem ser lisas e planas, constituídas de material que suporte limpeza contínua e que não libere partículas. O forro do teto deve ser acústico e plano. O piso deve ser de cor clara, resistente a soluções corrosivas, à umidade, lavável e de fácil limpeza.

Qual a forma de funcionamento da CME?

A CME é classificada em três tipos de acordo com sua forma de funcionamento. 1. Descentralizado Nesse tipo, cada unidade hospitalar possui um CME próprio responsável pela limpeza e esterilização dos materiais que utiliza. 2. Semi-centralizado

Quais são os tipos de CME?

Tipos de CME. A CME é classificada em três tipos de acordo com sua forma de funcionamento. 1. Descentralizado. Nesse tipo, cada unidade hospitalar possui um CME próprio responsável pela limpeza e esterilização dos materiais que utiliza. 2. Semi-centralizado

Quais são os setores do CME?

Todo CME deve possuir, minimamente, os seguintes setores: Esse setor inclui recebimento, conferência, lavagem e secagem dos artigos recebidos dos setores do hospital. A limpeza deve retirar todas as sujidades dos materiais. Podem ser utilizados equipamentos automatizados de limpeza, como a lavadora ultrassônica.

Qual o novo espaço para a CME?

A partir do processo de estruturação do HRFS, propõe-se um novo espaço para a CME, contendo os fluxos necessários para um bom funcionamento do setor e, após sua concretização, a ampliação do atendimento a outros serviços de saúde.

Postagens relacionadas: