Como funciona a terapia com criança?

Índice

Como funciona a terapia com criança?

Como funciona a terapia com criança?

A Terapia Infantil é uma área da psicoterapia voltada especialmente para o atendimento de crianças. Geralmente, os profissionais utilizam recursos lúdicos para observar o comportamento dos pacientes e trabalhar as dificuldades mais evidentes.

Como funciona o atendimento psicológico infantil?

A psicologia infantil trabalha com a psicoterapia. O objetivo é auxiliar na expressão das emoções de cada criança, pois através da brincadeira ela pode expandir seus sentimentos acumulados e ressignificar os eventos traumatizantes.

Quais os benefícios da psicoterapia infantil?

Benefícios da Terapia Infantil

  • Melhor rendimento escolar.
  • Melhora em comportamentos inadequados.
  • Menos Ansiedade.
  • Desenvolvimento de Repertório de Enfrentamento.
  • Orientação direcionada aos pais sobre como agir com a criança.
  • Ampliação de recursos para lidar com situações difíceis.
  • Fortalecimento da Autoestima.

O que fazer na primeira sessão de terapia com criança?

Segundo Souza e Baptista (2001), o terapeuta deve, logo na primeira sessão, apresentar-se à criança, explicar sobre sua profissão, buscar entender qual a representação que ela tem da terapia, deixar claro quem a contratou e qual a queixa apresentada pelos pais ou responsáveis.

Como explicar o que é psicologia para crianças?

Os psicólogos são os profissionais que conhecem como as pessoas pensam, sentem e como elas agem — ou seja, por que elas fazem o que fazem. Eles ajudam as crianças a entenderem o que elas estão sentindo — OS SENTIMENTOS! —, a cuidar dos problemas e a lidar com situações difíceis.

Qual a importância da psicoterapia Infanto-juvenil?

Qual o objetivo da Psicoterapia Infantil? O objetivo é auxiliar na expressão das emoções de cada criança, pois através da brincadeira ela pode expandir seus sentimentos acumulados de tensão, frustração, insegurança, agressividade, medo, espanto, confusão e re-significar os eventos traumatizantes.

Quando procurar terapia infantil?

6 sinais de que é hora de procurar um psicólogo infantil

  • Alteração brusca ou exagerada de comportamento. ...
  • Comportamentos agressivos. ...
  • Agitação, inquietude ou dificuldade em manter a atenção. ...
  • Problemas escolares. ...
  • Regressão de alguma fase do desenvolvimento. ...
  • Saúde prejudicada.

O que fazer na primeira sessão de terapia?

Nesse momento inicial, o profissional e o paciente devem se conhecer. Será uma conversa leve, em que o psicólogo pergunta informações básicas sobre a vida do paciente: quem ele é, o que faz, com o que trabalha etc. Além disso, também questionará sobre as razões que o levaram até à terapia.

Como é a primeira consulta no psicólogo infantil?

As primeiras sessões são realizadas com os pais, ou quem exerce essa função. O psicólogo realiza entrevistas iniciais para reunir informações sobre a história da criança e para conhecer a dinâmica da família em que a criança está inserida.

Como explicar o que o psicólogo faz?

O que o psicólogo faz? Psicólogo é um profissional que busca entender os comportamentos e as funções mentais do ser humano. Ele aplica métodos científicos para compreender a psiquê humana e atuar no tratamento e prevenção de doenças mentais e melhorar sua qualidade de vida.

Como é utilizada a terapia infantil?

Nesse sentido, a terapia infantil é utilizada para identificar os conflitos que estão gerando dor e desconforto. Essa situação afeta o bem-estar não só dos pequenos, como também dos pais ou responsáveis quando não conseguem encontrar uma saída para o problema.

Como começar o tratamento psicoterápico infantil?

O tratamento psicoterápico infantil começa com uma entrevista com os pais ou responsáveis. Nessa conversa inicial é feita uma anamnese minuciosa a fim de coletar dados sobre o histórico da criança. Compreender a dinâmica familiar e a apresentação das principais queixas é o ponto de partida para direcionar condutas mais acertadas.

Qual a melhor terapia para o desenvolvimento da criança?

Com bastante tato e delicadeza, o terapeuta conseguirá, aos poucos, dar nome aos sentimentos da criança e explicar para ela as melhores formas de enfrentar o que tanto a incomoda. No decorrer das consultas, serão criadas possibilidades múltiplas que facilitarão o processo do seu desenvolvimento.

Qual a motivação da terapia para crianças?

O funcionamento da terapia para crianças, no entanto, depende muito do que leva a criança para a terapia. Em alguns casos, a busca pode ser motivada por uma perda que pode gerar trauma, por dificuldades por que a família passa (como divórcio dos pais, por exemplo), por grandes mudanças na vida (como de cidade).

Postagens relacionadas: