Como funciona uma extensão?

Índice

Como funciona uma extensão?

Como funciona uma extensão?

Dá-se o nome de extensão universitária a todas as atividades promovidas por instituições de ensino superior destinadas à interação entre ela e a comunidade na qual está inserida, constituindo uma ponte permanente entre a universidade e a sociedade.

Onde surge a Extensão Universitária?

Como afirma Maria das Dores Pimentel Nogueira (2005), a Extensão Universitária surgiu na Inglaterra, no século XIX, como “educação continuada” (Lifelong Education), destinada à população adulta que não tinha acesso à universidade.

Qual a função dos projetos de Extensão Universitária?

Os projetos de extensão são aqueles que ampliam a atuação do campus universitário para além das salas de aula. Ou seja, a articulação prática do conhecimento científico do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social.

O que caracteriza extensão?

A Extensão é a forma de articulação entre universidade e sociedade por meio de diversas ações. Como o próprio nome já diz, é estender a universidade para além dos seus muros, interagindo com a comunidade, visando à troca de saberes.

O que é uma extensão na faculdade?

A Extensão Universitária é a ação da Universidade junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição.

O que significa extensão no universo acadêmico?

A extensão universitária acontece na formato de cursos, eventos, oficinas, prestação de serviços e diversas outras atividades, que podem acontecer dentro da universidade ou deslocados para outros lugares à procura de um público ou de um lugar específico.

Como surgiu a extensão na universidade brasileira?

A reforma Francisco Campos de 1931 (decreto n° 19 851 de 31), cria o primeiro estatuto das universidades brasileiras que dá pela primeira vez um caráter oficial à extensão universitária.

Qual o papel da extensão universitária?

A extensão universitária permite aos alunos a possibilidade de colocar em prática o conhecimento aprendido durante a graduação. Dessa forma, é possível ganhar experiência na carreira escolhida, enquanto presta um serviço à sociedade.

O que a sociedade ganha com os serviços de extensão universitária?

As vantagens da extensão são inúmeras: (i) conhecimento da realidade da comunidade em que a universidade está inserida; (ii) prestação de serviços e assistência à comunidade; (iii) fornecimento de subsídios para o aprimoramento curricular e criação de novos cursos; (iv) fornecimento de subsídios para o aprimoramento da ...

O que caracteriza a atividade de extensão docente?

As práticas de extensão de uma faculdade são serviços que a instituição oferece para a comunidade externa. Ou seja, professores e estudantes organizam atividades para que a população em geral participe. O planejamento dessas ações parte de necessidades das pessoas e geralmente tem relação com cursos específicos.

Quando começou a extensão universitária?

Os primeiros projetos de extensão universitária foram criados na Inglaterra, no final do século XIX. As pioneiras nesse tipo de atividade foram as universidades de Cambridge e Oxford, que na época já ofereciam cursos abertos de verão e de formação continuada.

Como é o projeto de extensão universitária?

O projeto de extensão universitária tem como objetivo promover a interação entre a universidade e a sociedade. Além disso, esse tipo de experiência também é considerado relevante para os alunos na hora de elaborar o currículo.

Quais são as diretrizes da extensão universitária?

No Brasil, há centenas de projetos de extensão, que respeitam as diretrizes estabelecidas pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão Universitária das Universidades Públicas Brasileiras – FORPROEX. De acordo com a política nacional, a iniciativa precisa ter interdisciplinariedade, interação dialógica, impacto social e impacto na formação do estudante.

Como é oferecido o curso de extensão?

O curso de extensão é sempre vinculado a uma faculdade e serve para diversificar ou complementar a graduação. Já os cursos livres são oferecidos por qualquer pessoa ou entidade, e não há uma conexão com o ensino superior.

Postagens relacionadas: