Como funciona o processo de esterilização?

Índice

Como funciona o processo de esterilização?

Como funciona o processo de esterilização?

O processo consiste em manter o material contaminado em contato com o vapor de água em temperatura elevada por um período de tempo suficiente para matar todos os microrganismos. Nessas condições ocorre a desnaturação das enzimas e proteínas estruturais, levando à morte das células microbianas.

Como é feita a esterilização de materiais hospitalares?

As metodologias utilizadas para exterminação microbiana e suas formas mais resistentes são por meio do calor úmido (autoclave), radiação ionizante, substâncias químicas líquidas e luz ultravioleta (mais utilizada em ambientes de pesquisa).

Como esterilizar tubo de ensaio?

Esterilizar em autoclave a 121°C, por 15 minutos. Esvaziar o conteúdo do tubo, lavar com água e detergente, utilizando escovetes para retirar os resíduos internos. Lavar com água e detergente. Enxaguar em água corrente, enchendo e esvaziando totalmente os tubos.

Quais são as principais formas de esterilização?

Os métodos de esterilização podem ser divididos em físicos (calor, filtração e radiação) e químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético).

O que é esterilização química?

A esterilização por agentes químicos é bastante utilizada no ambiente hospitalar, principalmente porque permite a esterilização de materiais que não suportam as altas temperaturas empregadas nos processos a vapor e calor seco.

Qual é a função do tubo de ensaio?

Você já deve ter ouvido falar em tubos de ensaio, são clássicos em um laboratório e também são utilizados em biologia e bioquímica para a coleta e manipulação de amostras. São eficientes para testar reagentes líquidos ou sólidos em pouca quantidade e fazem parte da vidraria dos equipamentos de laboratório.

Qual a função do tubo de Durham dentro do meio de cultura?

Tubos de Durham: São tubos de vidro pequenos e cilíndricos. Servem para captar o gás formado em uma fermentação.

Postagens relacionadas: