Como funciona a central eletrônica em carros?

Índice

Como funciona a central eletrônica em carros?

Como funciona a central eletrônica em carros?

O sistema de injeção eletrônica é responsável por enviar o combustível, de maneira controlada, ao motor do veículo. Esse equilíbrio é garantido por meio de um chip eletrônico que analisa o funcionamento do motor, ajustando a alimentação, com o objetivo de obter um melhor desempenho e eficiência.

Qual a função da central de um veículo?

Atualmente, a centralina do carro faz mais do que apenas controlar a injeção de combustível e ar — funções responsáveis por fazer com que o carro desenvolva mais ou menos potência, seguindo “ordens” provenientes dos sensores do virabrequim e do corpo de borboleta.

O que é uma central eletrônica?

As centrais eletrônicas são seus principais componentes, funcionando como o cérebro do sistema. Elas são conhecidas como ECM (Engine Control Module) ou em português Módulo de Controle do Motor, e também como ECU (Eletronic Control Unit), ou Unidade de Controle Eletrônico.

Qual é o significado da palavra ECU?

ECU além de Engine Control Unit também pode significar Electronic Control Unit que corresponde as centrais de controles eletrônicos espalhados pelo veículo, esta matéria aborda a central de controle do motor. Este componente conta com duas memórias.

Como é a reprogramação de ECU?

Para entender exatamente o que é a Reprogramação de ECU, vamos começar do início: Antigamente quando os veículos eram mais mecânicos e não tinham tantos componentes eletrônicos, o carburador era o responsável por alimentar o motor de ar e combustível e o distribuidor era o responsável por definir o momento correto da ignição em cada cilindro.

Qual a diferença entre EPROM e ECU?

EPROM ( Erasable Programmable Ready-Only Memory) – m emória programável apagável somente para leitura: Consiste em uma memória não volátil, ou seja, mantém os dados salvos quando desligada, é nela que o algoritmo de controle do motor esta instalado. Este pode sofrer alterações, famoso “chipar o motor”. Como a ECU trabalha?

Qual a calibração do software da ECU?

O desenvolvimento de uma nova calibração do software da ECU é um processo extenso e delicado, pois todas as modificações precisam ser realizadas com muito critério e testadas à exaustão, para garantir que o aumento de desempenho será linear e que não haverá riscos de quebra para nenhum componente mecânico original.

Postagens relacionadas: