O que é CME e como funciona?
Índice
- O que é CME e como funciona?
- Como deve ser o fluxo de materiais na CME?
- O que é feito na CME?
- Qual a função da CME dentro de um hospital?
- Como devemos ter o fluxo do preparo dos materiais críticos na Central de Material e esterilização?
- Quais são os tipos de CME?
- Qual o novo espaço para a CME?
- Quais são as vantagens da CME centralizada?
- Qual é a importância da CME em um hospital?
O que é CME e como funciona?
O Centro de Materiais e Esterilização, como o próprio nome já diz, é o local onde se concentra toda a limpeza, organização e inspeção do instrumental que será utilizado no hospital. O centro funciona como uma espécie de “linha de produção” — quase como uma fábrica —, com processos muito bem alinhados.
Como deve ser o fluxo de materiais na CME?
O fluxo de uma CME deve ser contínuo e unidirecional dos artigos evitando o cruzamento de artigos sujos com os limpos e esterilizados, bem como evitar que o trabalhador escalado para a área contaminada transite pelas áreas limpas e vice-versa, conforme Figura 01.
O que é feito na CME?
A Central de Material e Esterilização (CME) é a área responsável pela limpeza e processamento de artigos e instrumentais médico-hospitalares (1). É na CME que se realiza o controle, o preparo, a esterilização e a distribuição dos materiais hospitalares (2).
Qual a função da CME dentro de um hospital?
Dentro de hospitais, clínicas e outros equipamentos de saúde, o CME é onde são processados os artigos médicos, como utensílios e roupas cirúrgicas, por exemplo.
Como devemos ter o fluxo do preparo dos materiais críticos na Central de Material e esterilização?
Fluxo de materiais O fluxo na Central de Material Esterilizado deve ser unidirecional e contínuo, evitando desta forma o cruzamento de artigos médico-hospitalares sujos com os limpos. Os profissionais que trabalham na área suja não podem transitar pela área limpa e vice-versa.
Quais são os tipos de CME?
A CME pode ser de três tipos, de acordo com sua dinâmica de funcionamento (3): descentralizada : utilizada até o final da década de 40, neste tipo de central cada unidade ou conjunto delas é responsável por preparar e esterilizar os materiais que utiliza;
Qual o novo espaço para a CME?
A partir do processo de estruturação do HRFS, propõe-se um novo espaço para a CME, contendo os fluxos necessários para um bom funcionamento do setor e, após sua concretização, a ampliação do atendimento a outros serviços de saúde.
Quais são as vantagens da CME centralizada?
A CME centralizada apresenta inúmeras vantagens, das quais podem-se destacar: a eficiência, a economia e a maior segurança para a equipe e para os clientes (2). * Aluna do 4o ano de Graduação em Enfermagem - UNICAMP e bolsista de iniciação científica da FAPESP
Qual é a importância da CME em um hospital?
O que é CME e qual sua importância em um hospital? E dentre todos os setores atuantes dentro de um hospital, um dos mais importantes é a CME – Central de Material e Esterilização. Vista como o coração do hospital, a CME é a responsável pelo preparo, controle e distribuição dos materiais médicos.