O que faz a auditoria ambiental?
Índice
- O que faz a auditoria ambiental?
- O que se entende por auditoria ambiental?
- O que é necessário para montar uma empresa de auditoria ambiental?
- Quais tipos de atividades que necessitam de auditoria ambiental?
- Quais são as etapas de aplicação de uma auditoria ambiental?
- O que é uma auditoria ambiental interna?
- Quais são os princípios da auditoria ambiental?
- Quem pode fazer uma auditoria ambiental?
- Quais são os tipos de auditoria ambiental?
- Quais etapas do processo de auditoria?
- Qual é a auditoria ambiental?
- Por que a auditoria ambiental é uma ferramenta de Gestão Ambiental?
- Qual a necessidade de auditorias ambientais?
- Como a auditoria busca avaliar o desempenho ambiental da empresa?
O que faz a auditoria ambiental?
Assim, verifica-se que as auditorias ambientais possuem objetivos de identificação e documentação do status da conformidade ambiental, o auxilio em melhorar o desempenho ambiental das organizações, o aperfeiçoamento do sistema de gestão ambiental, a proteção da organização em relação às suas responsabilidades ...
O que se entende por auditoria ambiental?
conceito de auditoria ambiental:“Auditoria ambiental é o processo sistemático e documentado de verificação, executado para obter e avaliar, de forma objetiva, evidências de auditoria para determinar se as atividades, eventos, sistema de gestão e condições ambientais especificados ou as informações relacionadas a estes ...
O que é necessário para montar uma empresa de auditoria ambiental?
As auditorias ambientais normalmente são efetuadas com base em (i) leis, (ii) procedimentos, (iii) normas, contratos e convenções subscritas, (iv) melhores práticas utilizadas no mercado e (vi) requisitos dos sistemas de gestão disponíveis na organização auditada.
Quais tipos de atividades que necessitam de auditoria ambiental?
Tipos de auditoria ambiental
- Auditoria de Conformidade Legal.
- Auditoria de Sistemas de Gestão.
- Auditoria de Avaliação do Desempenho.
- Auditoria de Descomissionamento.
- Auditoria da Cadeia Produtiva.
- Auditoria de Responsabilidade.
- Auditoria Pós-Acidente.
Quais são as etapas de aplicação de uma auditoria ambiental?
De acordo com a NBR ISO 14011 (ABNT, 1996d), existem quatro etapas no processo de auditoria do sistema de gestão ambiental, quais sejam: etapa 1 (início da auditoria); eta- pa 2 (preparação da auditoria); etapa 3 (execução da auditoria); e etapa 4 (elaboração do relatório de auditoria).
O que é uma auditoria ambiental interna?
O objetivo de uma auditoria interna é avaliar se o sistema de gestão ambiental das organizações está conforme os requisitos planejados e os requisitos da ISO 14001:2015, determinando se o sistema de gestão ambiental está implementado e mantido eficazmente.
Quais são os princípios da auditoria ambiental?
Independência; Abordagem baseada em evidências; Abordagem baseada em risco. Além dos princípios da auditoria é um importante saber os tipos de auditoria sob a orientação da norma ISO19001:2018.
Quem pode fazer uma auditoria ambiental?
Sendo a área ambiental composta por equipe multiprofissional, diversos profissionais podem apostar nessa especialização, como engenheiros, biólogos, químicos, geólogos, geógrafos, físicos, gestores ambientais e profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar em gestão, perícias e auditorias ambientais.
Quais são os tipos de auditoria ambiental?
Conheça os diferentes tipos de auditoria ambiental
- Auditoria de Conformidade Legal (Compulsória) Avalia se a empresa está adequada às normas ambientais aplicáveis à sua área de atuação. ...
- Auditoria de Responsabilidade. ...
- Auditoria de Descomissionamento. ...
- Auditoria Pós-acidente. ...
- Auditoria de Cadeia Produtiva.
Quais etapas do processo de auditoria?
Conheça agora as 4 etapas para realizar auditorias de qualidade com sucesso:
- Planejamento. As ações tomadas no momento anterior a realização da auditoria são determinantes para o sucesso das atividades. ...
- Preparação. ...
- Execução. ...
- Encerramento e Follow-up.
Qual é a auditoria ambiental?
Resumindo e simplificando o conceito acima temos que a Auditoria Ambiental é “um processo sistemático e formal de verificação, por uma parte auditora, se a conduta ambiental e/ou desempenho ambiental de uma entidade auditada atendem a um conjunto de critérios especificados.” (Philippi Jr. & Aguiar, 2004)
Por que a auditoria ambiental é uma ferramenta de Gestão Ambiental?
É importante diferenciar que a auditoria ambiental é uma ferramenta de gestão ambiental e não um instrumento de controle ambiental.
Qual a necessidade de auditorias ambientais?
A competição internacional e o processo acelerado de fusões e aquisições de empresas passou a requerer verificações rigorosas, para que passivos ambientais existentes pudessem ser avaliados e seu valor levado em cosideração nos negócios, criando assim a necessidade de auditorias ambientais.
Como a auditoria busca avaliar o desempenho ambiental da empresa?
Pois a auditoria não estabelece as normas e padrões a serem seguidos e a tecnologia necessária para tal, mas sim busca avaliar se as normas existentes estão sendo observadas pela operação, se a empresa possui uma política ambiental e se é capaz de melhorar o seu desempenho ambiental constantemente (melhoria contínua).