O que é a articulação temporomandibular?

Índice

O que é a articulação temporomandibular?

O que é a articulação temporomandibular?

A ATM é responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca; é o encaixe da mandíbula com o resto dos ossos do crânio. É uma das articulações mais complexas do corpo humano.

Como pode ser classificada a articulação temporomandibular *?

A ATM é estruturalmente classificada como sinovial do tipo bicondilar, formada pela junção do côndilo mandibular com a fossa manipular do osso temporal. Entre esses dois ossos existe o disco articular, incorretamente chamado de menisco, formado por fibro-cartilagem não contendo vasos sangüíneos e nem fibras nervosas.

Como é a ATM?

É a única articulação do corpo humano que funciona simultaneamente os dois lados (direito e esquerdo). Não é possível movimentar somente um lado de cada vez. A ATM sofre influência direta do posicionamento ósseo (maxila e mandíbula) e do alinhamento dos dentes.

Como curar articulação temporomandibular?

Alongamento e massagem: exercícios de alongamento e massagem para a musculatura da mandíbula e exercícios para melhorar a postura da cabeça, pescoço e ombro; Calor e frio: aplicação de calor úmido ou gelo local pode auxiliar no repouso muscular e alívio da dor.

Quais são os ossos que formam a ATM?

A Articulação Temporomandibular ( ATM ) é considerada uma das articulações mais complexas existentes no corpo humano e um dos sistemas sinoviais mais fascinantes do nosso fisiologismo, por envolver a mandíbula, que é um osso único, a dois ossos diferentes localizados no crânio, que são os ossos temporais direito e ...

O que pode causar a ATM?

Quais as causas das disfunções de ATM (DTM)?

  • A formação óssea do próprio paciente pode desenvolver a DTM;
  • Desequilíbrio no posição mandibular causando desequilíbrio muscular local e periférico e reações em cadeia;
  • Problemas e desordens articulares;
  • Stress;
  • Próteses e restaurações indaquedas;

Como pode ser classificada a articulação Radioulnar proximal?

Como as outras articulações, a articulação radioulnar proximal também é uniaxial, mas funciona como uma articulação em pivô. Suas superfícies articulares são a cabeça do rádio e a incisura radial da ulna.

Quais são as três superfícies articulares da articulação temporomandibular?

As faces articulares envolvidas são: o côndilo da mandíbula. o tubérculo articular do temporal. a fossa da mandíbula do osso temporal.

Quais os sintomas de problemas na ATM?

Os principais sintomas são:

  • Som de cliques ou estalos ao abrir e fechar a boca;
  • Dificuldade para abrir a boca;
  • Edema facial;
  • Enxaquecas fortes e recorrentes;
  • Dores intensas próximo aos músculos da mastigação e da articulação temporomandibular.

Como diagnosticar problemas de ATM?

A ressonância magnética (RM) é o exame de eleição para o estudo da articulação temporomandibular (ATM) quando se deseja pesquisar anormalidades de tecidos moles(1). É o único exame que possibilita a visualização do disco articular e tecidos moles circunjacentes(1).

Qual o distúrbio da articulação temporomandibular?

O distúrbio da articulação temporomandibular (ATM ou DTM) envolve condições que afetam a articulação temporomandibular, músculos da mandíbula e nervos em um ou ambos os lados da cabeça que resultam em dor no maxilar, face, cabeça e pescoço.

Quais são as articulações da mandibular?

1 Fossa mandibular 2 Disco articular 3 Líquido Sinovial 4 Eminência articular do osso temporal 5 Cabeça da mandíbula 6 Cápsula articular 7 Ligamentos More ...

Qual o suprimento principal da articulação?

O suprimento principal vem da artéria auricular profunda (da artéria maxilar) e da artéria temporal superficial (um ramo terminal da artéria carótida externa). Além disso, a articulação recebe sangue da artéria timpânica anterior (também ramo da artéria maxilar). A drenagem venosa se dá através da veia temporal superficial e da veia maxilar.

Quais são os movimentos da mandibula?

Os movimentos mandibulares são criados por combinações de rotação e deslizamento nas articulações superiores e inferiores. Sendo controlados pela delicada interação de muitos músculos.

Postagens relacionadas: