Como é feito o exame de densitometria óssea?
Índice
- Como é feito o exame de densitometria óssea?
- Quais são os tipos de exames realizados para obtenção de imagens na densitometria óssea?
- Como funciona o equipamento de densitometria óssea?
- Em quais regiões é recomendado o exame de densitometria óssea?
- Quanto tempo demora um exame de densitometria óssea?
- Para que serve o exame de densitometria óssea?
- Quais as restrições para o exame de densitometria óssea?
- Qual o valor de um exame de densitometria óssea?
- Qual médico realiza densitometria óssea?
- Quais as indicações clínicas para o exame de densitometria óssea?
- Como é feita a densitometria óssea?
- Qual o preparo para o exame de densitometria?
- Quais são os defeitos da densitometria?
- Como Usar roupas para o teste de densitometria óssea?
Como é feito o exame de densitometria óssea?
O exame pode ser realizado por um médico capacitado em densitometria óssea ou por um técnico em radiografia e dura de 10 à 15 minutos. Durante a densitometria, o paciente fica deitado sobre uma mesa e o laser do aparelho de densitometria passa em ziguezague sobre os órgãos a serem examinados.
Quais são os tipos de exames realizados para obtenção de imagens na densitometria óssea?
A densitometria óssea utiliza equipamentos modernos, sendo o método mais utilizado para investigar a perda de massa óssea. Ela é feita com um tipo especial de raio-x — o DXA (Dual-Energy X-ray Absorptiometry). No entanto, a radiação emitida é muito baixa, cerca de 10 vezes menor do que uma radiografia convencional.
Como funciona o equipamento de densitometria óssea?
O mecanismo por trás de uma densitometria óssea é simples, já que o exame emprega radiação ionizante para obter imagens dos ossos. No entanto, a densitometria utiliza uma quantidade bem menor de raios X que uma radiografia comum, devido à tecnologia embutida no equipamento que viabiliza o teste.
Em quais regiões é recomendado o exame de densitometria óssea?
Em quais regiões é recomendado o exame de Densitometria Óssea? A Densitometria pode ser realizada em qualquer parte do corpo. Contudo foram estabelecidas três regiões (Coluna Lombar, antebraço ou radio distal e Quadril ou Fêmur proximal) com áreas representativas e de maior importância.
Quanto tempo demora um exame de densitometria óssea?
A densitometria é o único método seguro para avaliação da massa óssea e predição de fratura óssea. Para se realizar o exame, que dura de 15 a 30 minutos, não é necessário nenhum preparo especial ou jejum, apenas deve-se evitar remédios que contenham cálcio.
Para que serve o exame de densitometria óssea?
A densitometria mede a massa óssea e pode detectar a osteoporose quando os valores obtidos comparados com pacientes normais estão abaixo de – 2,5 desvios padrão.
Quais as restrições para o exame de densitometria óssea?
O paciente, no dia de fazer o exame de densitometria óssea, deve usar roupas que não possuam botões ou fivelas de metal, pois eles podem interferir no resultado do teste. Os colares e as pulseiras, por exemplo, também devem ser evitados, assim como os sutiãs que possuem aro de ferro.
Qual o valor de um exame de densitometria óssea?
O preço da densitometria óssea pode variar de acordo com o local do corpo no qual é realizado o exame. No caso de ser feito a título particular, o valor é instituído pela clínica de radiologia e varia entre R$100 e R$300.
Qual médico realiza densitometria óssea?
Qual médico solicita o exame de densitometria óssea? Qualquer médico pode solicitar o exame. Dentre as especialidades mais comuns de médicos solicitantes estão reumatologistas, endocrinologistas, clínicos gerais, geriatras, ortopedistas e ginecologistas.
Quais as indicações clínicas para o exame de densitometria óssea?
Principais Indicações da Densitometria Óssea
- Indicada para pacientes com maior risco de perda óssea.
- Indicada para acompanhamento de pacientes que tiveram fraturas.
- Indicada para avaliação de procedimentos e tratamentos.
- Indicada para avaliação do crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes.
Como é feita a densitometria óssea?
Como é feita a densitometria óssea? O doente deita-se confortavelmente sobre uma mesa, enquanto o equipamento que faz o exame ( densitómetro) percorre a área do corpo a examinar. Existem pequenas diferenças no posicionamento do doente tendo em conta a parte do corpo a ser examinada. Durante o exame o doente não se pode mexer.
Qual o preparo para o exame de densitometria?
Qual o preparo para o exame de Densitometria Óssea? Jejum de 12 horas para realização de densitometria do corpo total (incluindo estudo pediátrico) OBSERVAÇÃO: crianças de 5 até 8 anos de idade, jejum obrigatório de 8 horas. Se for diabético (criança/adulto) tomar um chá com biscoito água e sal.
Quais são os defeitos da densitometria?
TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;) O teste de densitometria óssea deverá ser feito em pelo menos dois ossos diferentes, de preferência o quadril e coluna vertebral. No caso das crianças, é feito o scanner do corpo inteiro e coluna. A densitometria óssea não causa dor.
Como Usar roupas para o teste de densitometria óssea?
No dia do exame de densitometria óssea, evite usar roupas com botões ou fivelas de metal para o teste, pois estes podem inferir no resultado.