Qual a função da adega?

Índice

Qual a função da adega?

Qual a função da adega?

A adega, fundamentalmente, é o espaço destinado ao armazenamento do vinho e sua função é mantê-lo na temperatura adequada. Considerando que cada tipo de vinho deve ser servido em determinada temperatura, a adega cumpre uma função quase obrigatória para quem aprecia a degustação da bebida.

Como funciona uma adega de vinhos?

Adega termoelétrica Originadas na Europa, essas adegas funcionam por meio da troca de calor com o ambiente externo. O que acontece mais precisamente é que uma placa de cerâmica dentro da adega absorve o calor em seu interior e manda-o para fora. Assim, o que esse sistema faz é apenas retirar o calor de dentro dela.

Como funciona a temperatura de uma adega?

Quanto maior o grau de acidez, maior deve ser a temperatura no interior da adega para vinhos. A faixa de 18ºC é a temperatura considerada limite por alguns especialistas para qualquer tipo de vinho ser bem servido. Nessa linha, podem ser mantidos os tintos considerados mais encorpados, como o Cabernet Sauvignon.

Qual o consumo de energia de uma adega?

31,20 kWh O consumo de energia elétrica de uma adega gira em torno dos 31,20 kWh/mês, um pouco mais que a metade do gasto de uma geladeira duplex, por exemplo. Com isso em mente, perceba que ela também é um eletrodoméstico, só que voltado a vinhos.

Qual a temperatura da adega?

16°C Para quem possui adega climatizada, é bom manter a temperatura entre 15 e 16°C. Se o vinho precisar se esquentado, alguns minutos em temperatura ambiente ajudam. Caso precise resfriar, balde de gelo e geladeira são bons aliados.

O que usar para refrigerar adega?

– Termoelétrico, utiliza a troca de calor com o ambiente, mantendo a sua temperatura interna, ou seja, para a utilização desse sistema de refrigeração na sua adega, deve ficar em um ponto fresco da casa para que consiga manter a temperatura ideal, pois senão os vinhos serão comprometidos.

Para que serve uma adega de vinhos?

As adegas de vinho climatizadas servem principalmente para preservar a bebida por tempos relativamente curtos, mantendo o vinho em uma condição ideal ou próxima ao desejado para consumo.

Quanto tempo uma adega demora para gelar?

Se você tiver uma adega climatizada, pode regular a temperatura, por exemplo, a 15°C. Se for manter os vinhos brancos na mesma adega, basta deixá-los por 20 minutos no freezer antes de consumi-los – ou entre 40 e 60 minutos na geladeira.

Qual a temperatura ideal de uma adega?

16°C Para quem possui adega climatizada, é bom manter a temperatura entre 15 e 16°C. Se o vinho precisar se esquentado, alguns minutos em temperatura ambiente ajudam.

Quanto gasta uma adega por mês?

31 kWh O consumo de uma adega elétrica é em torno de 31 kWh por mês. Ou seja, se você mora com mais uma pessoa e ambas costumam tomar banho por 15 minutos cada ao dia, o seu consumo será de 80 kWh no mês.

Qual é o nome desse tipo de adega?

Daí o nome “passiva”: nela, o ambiente já é construído para manter os vinhos protegidos, sem necessidade de “ligá-la” ou “desligá-la” para gerar um resfriamento ativo. É só colocar os vinhos nas prateleiras e pronto! O principal exemplo desse tipo de adega é a tradicional cave francesa.

Como funciona a adega com compressor?

3. Adega com compressor Por fim, chegamos ao mais moderno dos tipos de adegas: a climatizada com compressor. Embora ela se pareça muito com a termoelétrica por fora, essa adega funciona de maneira bem diferente, assemelhando-se a uma pequena geladeira para vinhos.

Qual a melhor versão de adega passiva?

Adega passiva A primeira e mais clássica versão de adega é aquela que não usa nenhuma tecnologia avançada para manter os vinhos na temperatura ideal. Conta apenas com as leis da própria física para desempenhar sua função.

Como surgiram as adegas termoelétricas?

As adegas termoelétricas surgiram nos países de clima temperado como uma opção compacta e eficiente para quem não tem o espaço ou as condições de temperatura e umidade ideais para uma adega passiva em casa.

Postagens relacionadas: