Como a bioimpedância funciona?

Índice

Como a bioimpedância funciona?

Como a bioimpedância funciona?

Os aparelhos de bioimpedância conseguem avaliar a porcentagem de gordura, músculo, ossos e água do corpo porque uma corrente elétrica passa pelo corpo através de placas de metal. Essa corrente viaja facilmente pela água e, por isso, tecidos muito hidratados, como os músculos, deixam a corrente passar rapidamente.

O que é bioimpedância elétrica?

A bioimpedância elétrica é um exame destinado à avaliação da composição corporal, estimando a massa magra, gordura corporal, água corporal total, entre outros dados que proporcionam informações mais precisas sobre o estado nutricional do paciente.

Como é feito o cálculo da bioimpedância?

A bioimpedância elétrica é realizada por meio de um aparelho que é capaz de mandar um estímulo elétrico de baixa voltagem, você não sente nada, que atravessam os hemisférios do corpo e fornece com isso o valor da quantidade de água corporal e depois esse valor e usado em uma outra equação que estima o percentual de ...

Quem não pode fazer bioimpedância?

Quem não pode ou deve fazer o exame

  • Usuários de marcapasso ou outro aparelho elétrico implantado no corpo.
  • Pessoas com com peças metálicas no corpo tais como placas e parafusos.
  • Gravidez ou suspeita de gravidez.

Qual o valor do exame de bioimpedância?

A Massa Magra é composta por músculos, ossos e órgãos vitais, sendo o principal responsável pela queima de calorias e a Massa Gorda é composta de gordura corporal. ” Valor do exame R$ 80,00 - Aceitamos cartões de crédito e débito. Pacote promocional exame + consulta de nutrição: R$ 180,00.

Qual a importância da avaliação de bioimpedância?

Muito solicitado em academias e pelos nutricionistas para auxiliar no diagnóstico geral de saúde, o exame de bioimpedância avalia a composição corporal do organismo, a fim de identificar ganhos ou perdas de acordo com o plano de treino ou da dieta.

São vantagens da bioimpedância elétrica?

A bioimpedância elétrica tem sido uma alternativa atraente na avaliação da composição corporal, pela possibilidade de se trabalhar com equipamento não invasivo, portátil, de fácil manuseio, boa reprodutibilidade e, portanto, viável para a prática clínica e para estudos epidemiológicos.

Como calcular o percentual de gordura corporal?

Para calcular a porcentagem de gordura corporal, podemos utilizar a fórmula: BT= (1,20 x IMC) + (0,23 x idade) – (10,8 x sexo) – 5.4.

Como fazer o cálculo de gordura corporal?

A fórmula utilizada para o cálculo é: IMC = Peso ÷ Altura x Altura, e a sua unidade de medida é kg/m². De acordo com uma tabela firmada pela Organização Mundial da saúde, o resultado mais indicado para homens adultos com idade entre 20 e 59 anos estaria entre 18,5kg/m² e 25 kg/m².

Qual é a bioimpedância?

A bioimpedância não é o exame mais apropriado para medir metabolismo. O exame mais indicado é a calorimetria indireta. Ingestão calórica diária – estima a necessidade energética (ingestão calórica) necessária para manter a taxa de metabolismo basal e gastos de atividade física.

Como fazer o exame de bioimpedância?

O exame de bioimpedância é muito simples e rápido de ser feito. Porém, é necessário seguir alguns cuidados antes de se submeter a ele, tudo para garantir que os resultados sejam precisos e ajudem o indivíduo a alcançar o objetivo buscado. Veja, a seguir:

Como se faz o exame de corrente elétrica?

Este tipo de exame se faz em balanças especiais, como Tanita ou Omron, que têm placas de metal que conduzem um tipo fraco de corrente elétrica que atravessa todo o corpo.

Postagens relacionadas: