Quando é cabível ação rescisória?
Índice
- Quando é cabível ação rescisória?
- Como funciona a ação rescisória trabalhista?
- Quais os efeitos da ação rescisória?
- Onde cabe ação rescisória?
- De quem é a competência para julgar ação rescisória?
- Qual recurso cabível em ação rescisória?
- Qual recurso cabe contra ação rescisória trabalhista?
- Qual o recurso cabível contra decisão em ação rescisória trabalhista?
- Qual a finalidade do depósito realizado na ação rescisória?
- Qual o recurso cabível na ação rescisória?
- Qual a finalidade da ação rescisória?
- Quais são os prazos para ação rescisória?
- Quais as hipóteses de ação rescisória?
- Qual a legitimidade para propor uma ação rescisória?
Quando é cabível ação rescisória?
Quando ocorrer o trânsito em julgado da ação rescisória, se a parte vencida visualizar novos vícios na decisão ou no processo, afetando a resolução, cabe nova ação rescisória para impugnar o acórdão, ou seja, seria uma espécie de ação rescisória da ação rescisória.
Como funciona a ação rescisória trabalhista?
A ação rescisória, comumente abreviada de AR, é uma ação que tem como objetivo rescindir ou invalidar uma decisão de mérito proferida de uma ação trabalhista, sentença ou acórdão, que está transitada em julgado, desfazendo assim uma decisão da qual não se possa recorrer.
Quais os efeitos da ação rescisória?
O objeto da ação rescisória é desconstituir a decisão (sentença ou acórdão) que transitou em julgado formal e materialmente. E bem de ver que o trânsito em julgado material (coisa julgada), para chegar a tanto, fez escala no trânsito em julgado formal.
Onde cabe ação rescisória?
De acordo com o novo texto legal, cabe ação rescisória de decisão que venha a violar manifestamente norma jurídica. O CPC de 1973 admitiu a ação rescisória de decisão que violar literal disposição de lei. ... Ocorre que o CPC de 2015 passa a admitir o cabimento da ação rescisória no caso de “prova nova”.
De quem é a competência para julgar ação rescisória?
A ação rescisória é de competência originária do segundo grau de jurisdição, e portanto a demanda é intentada diretamente nos tribunais de segundo grau, com exceção dos casos em que a competência cabe originariamente aos tribunais superiores.
Qual recurso cabível em ação rescisória?
apelação O recurso de apelação é cabível porque o tribunal, órgão jurisdiconal do Segundo Grau, funciona aí, no julgamento da ação rescisória, com a competência originária, portanto, como primeiro grau. E das sentença de primeiro grau, cabe o recurso de apelação ( art.
Qual recurso cabe contra ação rescisória trabalhista?
O Enunciado n" 158, do TST, estipula que, da decisão proferida pelos Tribunais Regionais do Trabalho, em matéria de ação rescisória, cabe recurso ordinárioao TST.
Qual o recurso cabível contra decisão em ação rescisória trabalhista?
Da decisão do Tribunal Regional do Trabalho em sede de rescisória caberá recurso ordinário para o Tribunal Superior do Trabalho, conforme artigo 2º, II, b da lei 7701/88 e Súmula nº 158 do TST em que determina em ação rescisória ser cabível o recurso ordinário para o TST, em face da organização judiciária trabalhista.
Qual a finalidade do depósito realizado na ação rescisória?
Senhores advogados e partes, O valor da causa da ação rescisória que visa desconstituir decisão da fase de execução corresponderá ao valor apurado em liquidação de sentença. ...
Qual o recurso cabível na ação rescisória?
O recurso de apelação é cabível porque o tribunal, órgão jurisdiconal do Segundo Grau, funciona aí, no julgamento da ação rescisória, com a competência originária, portanto, como primeiro grau. E das sentença de primeiro grau, cabe o recurso de apelação ( art.
Qual a finalidade da ação rescisória?
De igual modo, o parágrafo 3º do artigo 966 do Novo CPC dispõe que “a ação rescisória pode ter por objeto apenas 1 (um) capítulo da decisão”. Autoriza-se, portanto, a rescisão tanto da decisão parcial quanto de parte da decisão de mérito.
Quais são os prazos para ação rescisória?
Assim, a competência é sempre do tribunal. Essa competência é funcional absoluta, sendo certo que o tribunal julgará as ações rescisórias tanto das decisões de primeira instância, quanto das decisões originárias do próprio tribunal. Quais são os prazos para ação rescisória?
Quais as hipóteses de ação rescisória?
Hipóteses de ação rescisória. Segundo o Novo CPC, então, caberá de ação rescisória quando a decisão de mérito, mesmo transitada em julgado, contiver graves vícios. Dessa maneira, são as hipóteses do artigo 966, do Novo Código de Processo Civil: quando a decisão proferida por força de prevaricação, concussão ou corrupção do juiz;
Qual a legitimidade para propor uma ação rescisória?
A legitimidade ativa para propor uma ação rescisória é restrita, ou seja, apenas algumas pessoas possuem legitimidade para propor este tipo de demanda. A primeira pessoa que possui legitimidade para propor este tipo de demanda é a própria parte que tenha sofrido algum dano decorrente da decisão a ser rescindida ou de seus sucessores.