Como a leptina age?
Índice
- Como a leptina age?
- Como atua a leptina na regulação do comportamento alimentar?
- Qual é o papel da leptina no controle da obesidade?
- Como age a leptina como causadora da obesidade?
- Onde a leptina atua?
- Como medir a leptina?
- Qual é a função do hipotálamo quanto à regulação do consumo?
- Quais núcleos ou neurotransmissores regulam o comportamento alimentar?
- Qual é a função da leptina?
- Qual a relação da leptina com a obesidade?
- Quando os níveis de leptina estão baixos?
- Como funciona a leptina na refeição?
- Qual o papel da leptina no controle energético?
- Qual a função da leptina no sistema de controle do peso?
Como a leptina age?
A ação da leptina no sistema nervoso central (hipotálamo), em mamíferos, promove a redução da ingestão alimentar e o aumento do gasto energético, além de regular a função neuroendócrina e o metabolismo da glicose e de gorduras.
Como atua a leptina na regulação do comportamento alimentar?
A leptina estimula o gasto energético por meio da ativação do SNS, expressão de proteínas mitocondriais responsáveis por oxidação de substrato e supressão do NPY. Para isso, são necessárias concentrações bem acima das encontradas nos distúrbios alimentares, diminuindo o gasto energético total na AN e Bu10,36.
Qual é o papel da leptina no controle da obesidade?
A leptina é um peptídeo responsável pela saciedade, desempenha um papel importante na regulação da ingestão alimentar e no gasto energético, gerando um aumento na queima de energia e diminuindo a ingestão alimentar.
Como age a leptina como causadora da obesidade?
A grelina, ao contrário da leptina, atua com estímulo ao apetite, à fome, já a leptina tem ação inibitória à fome. Em pessoas obesas as concentrações de leptina são maiores, pois quanto mais tecido adiposo maior são os níveis circulantes de leptina.
Onde a leptina atua?
A ação da leptina no sistema nervoso central (hipotálamo), em mamíferos, promove a redução da ingestão alimentar e o aumento do gasto energético, além de regular a função neuroendócrina e o metabolismo da glicose e de gorduras.
Como medir a leptina?
Os níveis de leptina são avaliados através de exames que deve ser solicitado pelo médico ou pelo nutricionista e é feito através da coleta de sangue. Para fazer o exame, deve-se fazer um jejum de 12 horas, no entanto, alguns laboratórios, dependendo do método utilizado, solicitam apenas 4 horas de jejum.
Qual é a função do hipotálamo quanto à regulação do consumo?
Acreditava-se que o hipotálamo fosse o centro de integração da fome e da saciedade, mas atualmente sabemos que ele sofre influência de outros centros como formação reticular e córtex. Desta forma é visto como uma ponte entre as vias relacionadas com a fome e a saciedade.
Quais núcleos ou neurotransmissores regulam o comportamento alimentar?
O controle da ingestão alimentar homeostático é coordenado pelo núcleo do trato solitário e pelos núcleos hipotalâmicos que através de diferentes moléculas, como sensores energéticos, peptídeos e neurotransmissores coordena os sinais oriundos de tecidos periféricos.
Qual é a função da leptina?
A leptina é um petídeo que desempenha importante papel na regulação da ingestão alimentar e no gasto energético, gerando um aumento na queima de energia e diminuindo a ingestão alimentar. Além dos avanços no estudo da célula adiposa, um novo hormôrnio relacionado ao metabolismo foi descoberto recentemente, a grelina.
Qual a relação da leptina com a obesidade?
O excesso de peso na obesidade eleva a síntese hormonal dos adipócitos e, consequentemente, os níveis plasmáticos de leptina. Contudo, a demasiada estimulação da leptina em seus receptores centrais origina uma resistência à sua ação no organismo.
Quando os níveis de leptina estão baixos?
Enfim, quando seus níveis estão altos, a ingestão alimentar diminui e quando seus níveis estão baixos induzem ao consumo em excesso de alimentos. Apesar de em obesos existir uma alta concentração de leptina, esses indivíduos ainda têm um grande apetite.
Como funciona a leptina na refeição?
O tecido adiposo detecta a presença de nutrientes entrando e vai produzir e liberar leptina na corrente sanguínea. Essa leptina vai até o quartel general (hipotálamo) e passa a informação de que uma refeição foi realizada e que os estoques energéticos foram repostos.
Qual o papel da leptina no controle energético?
E o papel da leptina nesse controle é bem específico. Ela vai diminuir o consumo energético e aumentar o gasto energético, processo mais conhecido como termogênese. Em outras palavras, ela vai diminuir o consumo alimentar e aumentar a “queima” de calorias. Por isso é também conhecida como o hormônio da saciedade.
Qual a função da leptina no sistema de controle do peso?
Várias pesquisas têm se debruçado a cada dia para entender melhor as funções da Leptina nesse complexo sistema de controle do peso. Sabe-se, por exemplo, que quem dorme pouco tem menor produção de Leptina e portanto, poderia ter mais fome e mais chance de beliscar durante a noite.