Como funciona a bobina de um contator?

Índice

Como funciona a bobina de um contator?

Como funciona a bobina de um contator?

O dispositivo é composto por uma bobina enrolada em torno de um núcleo, contatos e os terminais que receberão os fios. A partir do acionamento da bobina, ela gera um campo eletromagnética que atrai os contatos, que alternam sua posição.

Qual é o princípio de funcionamento de um contator?

Braga, o Contator “é um dispositivo eletromecânico com princípio de funcionamento semelhante ao de um relé. Uma bobina, operada por uma baixa tensão contínua ou alternada, move um conjunto de contactos mecânicos que têm as características exigidas para o controle de correntes intensas”.

Como alimentar a bobina de uma Contatora?

Para resolver este problema basta utilizar dois contatores ligados em série. Em uma ligação de motor com apenas um contator só é possível alimentar a bobina do contator com duas fases.

Para que serve a bobina do contator?

Bobina. É um enrolamento de cobre que cria um campo eletromagnético quando alimentada através dos terminais A1 e A2 e em função disso promove o deslocamento do núcleo de ferro-magnético. Em síntese: quando a bobina é energizada alterna os contatos que está controlando.

Qual a corrente de uma bobina de contator?

As bobinas dos contactos são especificadas para tensões alternadas de 12, 24, 110, 127, 220, 3 V. Para as correntes contínuas, as tensões especificadas são de 12, 24, 48, 110, 1 V. Na foto abaixo temos a foto de um contator comum, para uso industrial. Contator.

Como é definida a vida útil de um contator?

Os contatores permitem que, a partir de um comando elétrico, se efetue o fechamento ou a abertura de um circuito de potência. ... Os melhores contatores vendidos atualmente no mercado têm sua vida útil em torno de 5 milhões de ciclos, enquanto os de qualidade inferior têm uma vida útil ao redor de 1 milhão de ciclos.

Qual a função de A1 e A2 no contator?

No interior do contator existe uma bobina, que quando energizada através dos bornes A1 e A2, seja diretamente como por comandos elétricos, irá atrair o núcleo móvel, fazendo com que os contatos NO se invertam para NF e os NF para NO, tanto nos contatos de carga (contato principal) quanto nos contatos auxiliares.

Quais são os três elementos básicos de uma Contatora?

Partes de um contator O contator é composto por três partes principais. Os contatos que são responsáveis por conduzir a corrente elétrica e podem ser contatos de potência (ou força) e/ou contatos auxiliares. O circuito magnético e/ou campo girante (ou bobina) que proporciona a força para operar os contatos.

Qual é a nomenclatura da bobina da Contatora?

A denominação dos terminais de uma bobina é sempre (A1/A2), a dos contatos vai depender das suas finalidades.

Qual é a função de um contator?

Contatores são dispositivos eletromecânicos que permitem o acionamento de cargas que exigem correntes maiores, como motores trifásicos e resistências industriais, por exemplo. Semelhantes ao relés, os contatores possuem uma bobina, um núcleo e um conjunto de contatos de força e de comando.

Quais são os contatos da bobina?

Em diagramas, os terminais da bobina são nomeados como A1 e A2. Os contatos principais, são nomeados com as letras L e T (numerados de acordo com as fases) e os contatos auxiliares com a letra N. Existem dois tipos principais de contatores, cada um com suas funções e aplicações: Os contatores de potência e os contatores auxiliares.

Como ocorre o funcionamento do contator?

O funcionamento do contator ocorre na seguinte sequência: os contatos metálicos da chave magnética encontram-se em uma posição inicial de repouso. No momento em que a bobina é energizada, é gerado um campo eletromagnético no seu entorno, o que atrai os contatos.

Posso usar os contatos A1 e A2 para alimentação da bobina?

Temos também os contatos A1 e A2 para a alimentação da bobina. Veja um exemplo na imagem abaixo: Não suportam altas correntes e não possuem os contatos de potencia, sendo usado somente para o controle de correntes mais baixas.

Como funciona a bobina eletromagnética?

A partir do acionamento da bobina, ela gera um campo eletromagnética que atrai os contatos, que alternam sua posição. Dessa forma, existem os mais diversos tipos de contatores disponíveis no mercado, para as mais diversas cargas e aplicações. Suas correntes de trabalho, bem como as tensões, variam conforme modelos e fabricantes.

Postagens relacionadas: