Qual o procedimento da ação de consignação em pagamento?
Índice
- Qual o procedimento da ação de consignação em pagamento?
- Qual é a finalidade da ação de consignação em pagamento?
- Quando é cabível ação de consignação em pagamento?
- Onde deve ser proposta a ação de consignação em pagamento?
- Qual é a legitimidade ativa e passiva de uma ação de consignação em pagamento?
- Como fazer uma consignação em pagamento?
- Qual é o foro competente para a ação de consignação em pagamento explique fundamento legal?
- Quem tem legitimidade para propor a ação de consignação em pagamento?
- Quem tem legitimidade para propor ação de consignação em pagamento?
- Qual a consequência produzida pela procedência do pedido autoral na ação de consignação em pagamento?
- Qual a finalidade da consignação em pagamento?
- Qual o prazo legal para consignação em pagamento?
- Quais as hipóteses de pagamento por consignação?
- Qual a nova modalidade de consignação?
Qual o procedimento da ação de consignação em pagamento?
A ação de consignação em pagamento é procedimento especial que visa a permitir a realização daquele instituto de direito material, por meio do qual o autor da ação, se procedente o pedido, obterá uma sentença declaratória da extinção da obrigação que foi cumprida.
Qual é a finalidade da ação de consignação em pagamento?
OBJETIVO À AÇÃO DE CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO A ação de consignação em pagamento possibilita ao devedor ou ao terceiro o depósito de determinada quantia ou coisa devida. Em regra, somente é admissível nas hipóteses previstas em lei e o objetivo do autor deve se fundar no pagamento.
Quando é cabível ação de consignação em pagamento?
A consignação em pagamento é prevista no art. 355 do Código Civil de 2002[1]. ... Ao credor é cabível a recusa de receber o pagamento em atraso e neste caso o devedor poderá consignar o pagamento judicial ou extrajudicialmente.
Onde deve ser proposta a ação de consignação em pagamento?
Em relação ao foro competente a ação de consignação em pagamento deve ser ajuizada, de regra, no foro do local onde deveria ser cumprida a obrigação, desde que não haja foro de eleição, conforme artigo 337 do Código Civil: Art. 337.
Qual é a legitimidade ativa e passiva de uma ação de consignação em pagamento?
Os legitimados para esta ação são as pessoas interessadas na extinção da obrigação. Desta maneira, possui legitimidade ativa o devedor ou terceiro e possui legitimidade passiva o credor, seus herdeiros ou sucessores.
Como fazer uma consignação em pagamento?
Para realizar o depósito em consignação, o consumidor deve seguir as instruções a seguir: Deposite a quantia que considera devida (se estiver em atraso, deve haver acréscimo de multas e juros legais), em estabelecimento bancário oficial (Caixa Econômica Estadual, Federal, ou Banco do Brasil).
Qual é o foro competente para a ação de consignação em pagamento explique fundamento legal?
A competência será do foro do lugar do pagamento no caso de dívida portável, salvo se houver foro de eleição. ... O credor, no entanto, poderá recusar-se a receber o pagamento, caso em que o devedor ou terceiro legitimado deverá propor ação de consignação no prazo de 30 dias (art. 890, §3º, CPC).
Quem tem legitimidade para propor a ação de consignação em pagamento?
Terá legitimidade para requerer a consignação todo aquele que tiver débito a pagar. Mesmo o terceiro não interessado que deseje pagar em nome e por conta do devedor (de acordo com dicção do art. ... Mas, nem por isso está impedido de ajuizar a devida ação consignatória em pagamento.
Quem tem legitimidade para propor ação de consignação em pagamento?
Terá legitimidade para requerer a consignação todo aquele que tiver débito a pagar. Mesmo o terceiro não interessado que deseje pagar em nome e por conta do devedor (de acordo com dicção do art. ... Mas, nem por isso está impedido de ajuizar a devida ação consignatória em pagamento.
Qual a consequência produzida pela procedência do pedido autoral na ação de consignação em pagamento?
Na hipótese de procedência do pedido, o juiz declarará como extinta a obrigação e condenará o réu ao pagamento das custa e honorários advocatícios. O mesmo se dará no caso de recebimento pelo credor com consequente quitação do mesmo.
Qual a finalidade da consignação em pagamento?
A ação de consignação em pagamento pressupõe a existência de uma obrigação a ser satisfeita pelo devedor e, em regra, a impossibilidade deste fazê-lo pelos meios normais ou contratuais, por culpa que não lhe pode ser atribuída. O depósito por consignação é uma modalidade atípica de extinção da obrigação.
Qual o prazo legal para consignação em pagamento?
Se houver recusa do pagamento pela empresa no prazo legal de dez dias a contar do recebimento da carta, você terá 30 dias para mover uma ação consignando judicialmente o pagamento, para o que é imprescindível a contratação de um advogado (a ação de consignação em pagamento não pode ser ajuizada no Juizado Especial Cível).
Quais as hipóteses de pagamento por consignação?
O Código Civil, em seu art. 335, prevê cinco hipóteses de pagamento por consignação: I - se o credor não puder, ou, sem justa causa, recusar receber o pagamento, ou dar quitação na devida forma; II - se o credor não for, nem mandar receber a coisa no lugar, tempo e condição devidos (dívida "quérable");
Qual a nova modalidade de consignação?
A Lei nº 8.951, de , trouxe, entre outras inovações, a possibilidade da consignação extrajudicial. Essa nova modalidade de consignação somente se aplica à hipótese de pagamento de obrigação em dinheiro (CPC, art.890, §1º).