Como funciona a captação do violão?
Índice
Como funciona a captação do violão?
O captador é composto por um ímã envolto por uma bobina de cobre, e se localiza cravado no corpo do instrumento, próximo às cordas. Quando as cordas vibram, ocorrem alterações no campo magnético gerado pelo ímã, e é gerada uma pequena tensão elétrica, cujo comportamento é análogo à vibração da corda.
O que é o captador do violão?
Estamos falando dele, o captador para violão. Com um captador para violão você pode ter um som modulado, equalizado e amplificado, e ter seu violão e sua música prontos para qualquer situação. Neste Guia, vamos mostrar essas situações, os modelos certos para cada uma, e, é claro, ajudar a encontrar o ideal para você.
Qual a melhor captação para violão de nylon?
sempre sugiro o FIshmann e o RMC. Os melhores mesmo.
Como funciona a captação ativa no violão?
A captação ativa vai permitir a equalização e o aumento do ganho. Esse tipo de captador é o mais comum hoje em dia, já vindo instalado nos violões. Vejam o exemplo desse conjunto Fishman de captação pelo rastilho, com equalizador e afinador.
Qual a melhor forma de captação do som de um violão?
Existem quatro principais possibilidades para a captação do som de um violão. A primeira é a captação pela boca, com um captador magnético que capta a vibração das cordas. É a forma mais barata, de fácil instalação e remoção. Nas figuras abaixo temos o exemplo de um captador magnético da marca Fishman.
Como funciona o captador do violão?
Muitos violões vem hoje com o captador na lateral, onde podemos colocar a bateria, permitindo ao músico uma equalização previa do som antes de enviar o sinal para as caixas. Há aqueles que preferem um violão apenas acústico, evitando o corte da lateral para a instalação do captador.
Qual a maior dificuldade do violão acústico captado?
Uma das maiores dificuldades do violão acústico captado é a microfonia gerada entre o som da caixa de ressonância do violão ou outro instrumento e o das caixas de som que estão sendo utilizadas no ambiente. Violões com caixas menores (e consequentemente com menos som acústico) tem esse problema reduzido.