Quando se usa bomba Jockey?
Índice
- Quando se usa bomba Jockey?
- O que é motobomba Jockey?
- Como funciona a bomba principal?
- Qual a pressão de uma bomba de incêndio?
- Como pressurizar sistema de incêndio?
- O que é bomba principal?
- Como funciona o motor de uma bomba?
- Qual a vazão de um hidrante?
- Como ocorre o acionamento do sistema de hidrantes?
- Como funciona a rede de incêndio?
![Quando se usa bomba Jockey?](https://i.ytimg.com/vi/6ZWSblJL2-k/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLC53gi01GRmxgZ-JxWiM7q6D2Cb5A)
Quando se usa bomba Jockey?
A bomba Jockey serve para manter a pressão em sistemas de combate a incêndio. Esta bomba opera automaticamente na linha garantindo a pressão nominal contra pequenas perdas.
O que é motobomba Jockey?
A bomba jockey é um tipo de motobomba capaz de manter a pressão ideal dentro da tubulação do sistema de combate a incêndios. Isso é importante, pois quando a bomba principal é acionada, o fluxo de água pode ser insuficiente, prejudicando todo conjunto.
Como funciona a bomba principal?
PROCESSO DE TRABALHO E DE FUNCIONAMENTO DA BOMBA PRINCIPAL DE INCÊNDIO. A bomba principal de incêndio trabalha em prol da viabilização da vazão da água em uma situação de fogo. Essa bomba funciona com a inserção de eletricidade e vai ser a primeira bomba, dentre o conjunto em que está instalada, a entrar em ação.
Qual a pressão de uma bomba de incêndio?
Uma bomba de incêndio corretamente selecionada deve satisfazer duas condições básicas de desempenho: - à vazão zero, a pressão de recalque da bomba não deve ultrapassar 140% de sua pressão nominal. - a 150% da vazão nominal, a pressão de descarga da bomba não deve ser inferior a 65% da sua pressão nominal.
Como pressurizar sistema de incêndio?
Abrir o hidrante e esperar que a bomba jockey entre em ação para que pressurização da rede normalize; Entra a bomba principal porque a bomba jockey não tem vazão suficiente para segurar a pressão da água; Com a bomba principal em ação, as chamas são combatidas.
O que é bomba principal?
Ainda assim, a bomba principal para incêndio, também conhecida como bomba elétrica, é a primeira bomba entre as outras duas do conjunto de sistema de combate ao incêndio, a funcionar quando há queda de pressão no sistema de combate ao fogo.
Como funciona o motor de uma bomba?
Ao girar, o rotor imprime uma rotação ao fluido que entrou, movimentando-o na direção radial. Assim, esse fluido ganha energia cinética e é impulsionado para a periferia da bomba, entrando na voluta ou difusor. Nessa região, a energia cinética do líquido (fornecida pelo rotor) é convertida em aumento de pressão.
Qual a vazão de um hidrante?
1.15 - Quando o sistema de hidrantes ou de mangotinhos dispuser de mais de seis saídas, a fim de manter a rede devidamente pressurizada em uma faixa preestabelecida e, para compensar pequenas perdas de pressão, uma bomba de pressurização (jockey) deve ser instalada; tal bomba deve ter vazão máxima de 20 L/min.
Como ocorre o acionamento do sistema de hidrantes?
A chave de fluxo aciona o sistema automaticamente pelo deslocamento de água na tubulação, quando da abertura de um hidrante, e o pressostato aciona o sistema devido a uma variação de pressão hidráulica na rede. Desta forma, aciona a bomba de incêndio.
Como funciona a rede de incêndio?
Num esquema básico a bomba de incêndio vai funcionar da seguinte maneira: Ao se abrir o sistema de hidrantes, e a pressão não é ideal para o esguicho de água, o pressostato aciona a bomba; ... Finalizado o combate ao incêndio, o registro será fechado e o fluxostato desligará a bomba.