Como calcular o valor da contribuição social?

Índice

Como calcular o valor da contribuição social?

Como calcular o valor da contribuição social?

A alíquota da CSLL é de 9% (nove por cento) para as pessoas jurídicas em geral, e de 15% (quinze por cento), no caso das pessoas jurídicas consideradas instituições financeiras, de seguros privados e de capitalização. A apuração da CSLL deve acompanhar a forma de tributação do lucro adotada para o IRPJ.

O que é o imposto de Contribuição Social?

CSLL é uma sigla para Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. O imposto foi criado para aumentar o financiamento da Seguridade Social no país. Ou seja, é um tributo federal que deve ser pago pelas empresas que tem endereço no país.

Como fazer contribuição social?

Para fazer o pagamento, é necessário ir a bancos parceiros da Receita Federal com o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) em mãos. Para as empresas que optam pelo regime do Simples Nacional, não será necessário fazer o pagamento do DARF.

Como funciona o CSLL?

Base de cálculo e alíquotas do CSLL Pessoas jurídicas optantes pelo lucro real e presumido: a alíquota de 9% será aplicada sobre o LAIR (Lucro antes do Imposto de Renda). 15% no caso das pessoas jurídicas consideradas instituições financeiras, de seguros privados e de capitalização.

Qual o valor da base de cálculo da Contribuição Social?

A base, como o nome sugere, são os lucros da empresa. A alíquota da CSLL geralmente é de 9% sobre o lucro. A diferença fica para instituições financeiras, de seguros privados ou capitalização, que recolhem 15%.

Como é feito o cálculo do IRPJ e CSLL?

Parece complicado, mas é simples. Alíquota nada mais é do que o valor do imposto. Para o IRPJ, a alíquota é de 15% para todo lucro até R$ 20.000,00 por mês e 25% para todo lucro que passar esse limite. E para a CSLL, a alíquota é sempre 9% sobre a base de cálculo.

Quais são os impostos da contribuição social?

Qual é a alíquota da CSLL? A alíquota da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido varia entre 9 e 15% de acordo com o tipo da empresa. Nas Pessoas Jurídicas enquadradas nos regimes do Lucro Real ou Presumido, a alíquota é de 9% aplicada sobre o Lucro Antes do Imposto de Renda (LAIR).

O que diferencia impostos de contribuições sociais?

Contribuições sociais têm finalidade específica e não podem ser utilizadas livremente pelo governo. ... Já os impostos podem ser usados como o governo bem quiser. Além disso, boa parte dos impostos que uma empresa paga - IR, IPI e ICMS - são fortemente correlacionados à produtividade/lucratividade.

Qual é o fato gerador da CSLL porque este tributo se intitula como contribuição social?

Fato gerador: geração de lucro líquido. Base de cálculo: valor do resultado do exercício antes da provisão para o imposto de renda. Alíquota: 9% para as pessoas jurídicas em geral e 15% no caso das pessoas jurídicas consideradas instituições financeiras, de seguros privados e de capitalização.

Como pagar CSLL?

Pagamento da CSLL Você deve estar se perguntando sobre o procedimento para fazer o pagamento da contribuição. Então, chamamos sua atenção para evitar erros: o pagamento é feito por meio do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) e pode ser feito através dos bancos parceiros da Receita Federal.

Quais as formas de contribuição ao sistema de Seguridade Social?

Ao estudar profundamente as formas de arrecadação e contribuição para a seguridade Social sempre me pergunto “Porque existe déficit?”. No entanto, as principais formas de Contribuição ao sistema de Seguridade Social são:

Como fazer a contribuição do trabalhador à Previdência Social?

A contribuição do trabalhador à Previdência Social é feita de duas formas, os que possuem registro em CTPS – Carteira de Trabalho e Previdência Social podem deixar a responsabilidade do recolhimento a cargo da empresa, que desconta do salário o valor da contribuição e repassa para a Previdência Social. O valor do percentual de desconto varia de ...

Como é executada a contribuição individual?

No entanto, a conforme citado, contribuição individual também pode ser exercida a partir dos 16 anos de idade, são os denominados ‘segurados facultativos’. Contudo, o modo como essa contribuição é executada irá depender do trabalho exercido pelo segurado.

Qual é o salário de contribuição?

No entanto, foi estabelecido que, “para o contribuinte individual, o salário de contribuição é a remuneração auferida em uma ou mais empresas ou pelo exercício de sua atividade por conta própria, durante o mês, observando o limite máximo previsto no § 5º do art. 28 da Lei n. 8.212/91”.

Postagens relacionadas: